Coren-SP recebe profissionais da Fundação Casa para Oficina de Dimensionamento de Pessoal

Com o objetivo de promover a segurança e qualidade na assistência prestada pelos profissionais de enfermagem, o Coren-SP realizou nesta quinta quinta-feira (25/4)  a Oficina de Dimensionamento de Pessoal, para os profissionais do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa), que acolhe menores infratores de 12 a 21 anos para o cumprimento de medidas socioeducativas.

O curso foi ministrado pelo fiscal do Coren-SP e coordenador da oficina, Nilson Lopin, que abordou de forma prática o método de cálculo de dimensionamento para a unidade hospitalar, com diversos exemplos e exercícios que remetem ao cotidiano dos profissionais. Para o fiscal, o curso mostra para o enfermeiro que ele tem autonomia para gerenciar o quadro de enfermagem da instituição, de acordo com a lei do exercício profissional.

O Fiscal Nilson é responsável por coordenar a Oficina de Dimensionamento de Pessoal

O Coren-SP realizou várias ações na Fundação Casa nos meses de março e abril, em que foram fiscalizados todos os ambulatórios da instituição da capital. Ao todo 22 ambulatórios receberam a visita do Conselho. A coordenadora da gerência de fiscalização, Maria Cristina Penachioni, explica que a partir dessa verificação, foi proposta a oficina. “Nós queremos que os profissionais entendam como fazer esses cálculos e quais as ações que eles podem exercer. A questão específica do dimensionamento é mostrar minimamente a situação atual das Fundações Casas”.

Os fiscais Luiz Carlos Lamblet e Nilson Lopin, a enfermeira Cintia Magalhães, e a coordenadora de fiscalização, Maria Cristina

Além das medidas socioeducativas, existe também o cuidado à saúde. Segundo o fiscal Luiz Carlos Lamblet, durante as visitas de fiscalização é evidente o quanto a enfermagem é presente para os jovens, pois ela exerce um papel de acolhimento e auxílio na assistência e promoção à saúde.

A enfermeira Cintia Magalhães Neia representou a gerência de saúde da Fundação Casa e ressaltou a importância da parceria do Coren-SP na construção da identificação da atuação da categoria dentro das instituições. “É essencial essa parceria, pois as oficinas são o complemento para a nossa realidade. É necessário estarmos atentos e atualizados para que possamos lidar com os desafios do dia a dia”, finaliza Cintia. 

 

 

Como posso ajudar?