Primeiro-tesoureiro e do chefe do departamento financeiro do Cofen visitam Coren-SP

Na última semana, o Coren-SP recebeu a visita do primeiro-tesoureiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Gilney Guerra, na sexta-feira, dia 28/1, e do chefe do departamento financeiro do conselho federal, Michel Figueiró, na quinta-feira, dia 27/1. As visitas foram realizadas para alinhar algumas diretrizes referentes à Resolução Cofen 586/2018, que trata da restituição dos Conselhos Regionais de Enfermagem. Também foram discutidos outros assuntos referentes à tesouraria e gestão financeira das autarquias e controladoria interna.

O primeiro-tesoureiro do Cofen, Gilney Guerra, ao lado do presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, do primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Gesus Andrade, e da segunda-tesoureira, Virgínia Tavares Santos

Na quinta-feira (27/1), o chefe do departamento financeiro do Cofen, Michel Figueiró, passou o dia na sede do conselho paulista. Ele teve a oportunidade de visitar a Controladoria, o departamento financeiro e a tesouraria do Coren-SP. “Conversamos sobre pautas financeiras, sobre controladoria e sobre ideias para aumentar a integração do sistema Cofen/Conselhos Regionais”, explica Michel.

O primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Gesus Andrade, aproveitou a visita para fazer uma sugestão ao representantes do Cofen: “nós sugerimos algumas modificações de adequação na Resolução Cofen nº 586/2018, que trata do mecanismo de restituição adotado pelo sistema”, pontua.

O primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Gesus Andrade; a segunda-tesoureira, Virgínia Tavares; o chefe do departamento financeiro do Cofen, Michel Figueiró; o gerente financeiro do Coren-SP, Sérgio Roberto dos Santos e a controladora geral do Coren-SP, Camila Souza e Silva

Já na sexta-feira (28/1), o primeiro-tesoureiro do Cofen, Gilney Guerra, foi recebido pelo presidente do Coren-SP, James Francisco do Santos, pelo primeiro-tesoureiro da autarquia, Gesus Andrade, e pela segunda-tesoureira, Virgínia Tavares Santos. Gilney conta que o encontro proporcionou um alinhamento do Sistema Cofen/Corens, principalmente em relação às tomadas de decisões, visto que esse fator gera um impacto no órgãos regionais.“Quando o Cofen normatiza alguma Resolução, cabe aos Conselhos Regionais a execução. Portanto, discutir o alinhamento das estratégias e as tomadas de decisões é fundamental para que não haja divergências no andamento das ações”, explica.
De acordo com segunda-tesoureira Virgínia, é importante ter uma visão abrangente da relação entre o Sistema Cofen/Coren, bem como o fortalecimento das ações em conjunto.

“Cada conselho possui sua singularidade e necessidade diante das altas demandas.  A troca de experiência e o fortalecimento do diálogo com o Cofen, acerca dos nossos deveres e responsabilidades, provê mais segurança com os profissionais de enfermagem e a sociedade no geral”, avalia.

O primeiro-tesoureiro do Cofen, Gilney Guerra, ao lado do primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Gesus Andrade, da segunda-tesoureira, Virgínia Tavares Santos, do gerente da Gefin, Sergio Roberto dos Santos, da controladora geral, Camila Souza e Silva, e da procuradora geral, Fernanda Amorim Sanna.