Coren-SP recebe a visita de presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia – Soben

O Coren-SP recebeu a visita do presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia (Soben) na última segunda-feira (4/10) para uma reunião de aproximação entre as duas instituições.

Luciano Alvarenga dos Santos, atual presidente da Soben, foi recebido pelo presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos; pela vice-presidente do conselho, Erica Chagas e pelo conselheiro Sérgio Cleto.

Sérgio Cleto, Erica Chagas, James Santos e Luciano Alvarenga

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, agradeceu à presença do presidente da Soben: “Deixo aqui meu agradecimento ao Luciano pela visita e pela aproximação com o conselho, representando essa especialidade na qual a equipe de enfermagem desempenha um papel crucial e muito ativo no cuidado ao paciente”.

“Foi uma reunião de aproximação que partiu de um convite que o James, presidente do Coren-SP, me fez durante o Congresso Paulista de Nefrologia. Fomos muito bem recebidos no conselho e pudemos conversar sobre temas muito relevantes como o papel do enfermeiro na diálise beira-leito, procedimentos específicos de enfermagem em nefrologia e o cumprimento do dimensionamento preconizado para clínicas de diálise. Foi uma reunião muito proveitosa”, explicou Luciano após o encontro.

O conselheiro Sérgio Cleto falou sobre a importância de uma enfermagem guarnecida com bom conhecimento técnico-científico para atuar nessa área: “Esses profissionais que estão na linha frente na nefrologia estão totalmente inseridos em uma terapêutica complexa que exige preparo, capacitação, envolvimento e muita dedicação, pois um bom desfecho clínico está diretamente ligado ao sucesso da terapia de diálise, onde a equipe de enfermagem é a grande responsável pela execução do procedimento”.