Coren-SP realiza encontro com docentes de cursos técnicos para abordar o Código de Ética

Em continuidade ao trabalho de fortalecimento e promoção ao diálogo com docentes de enfermagem sobre a ética profissional, o Coren-SP realizou nesta terça-feira (18/2), um encontro com docentes de cursos técnicos para abordar questões éticas durante a formação dos alunos. Conduzido pelas conselheiras Maria Cristina Massarollo e Paulina Kurcgant, o evento ocorreu na sede da autarquia. 

Após abertura do evento, a conselheira Paulina explicou a importância da abordagem do código de ética durante a formação técnica. Segundo ela, o conhecimento técnico científico é essencial, mas não basta para exercer a profissão. “Falar amplamente sobre a conduta ética que permeia a nossa profissão faz parte da capacitação da categoria. Porém, o que nos preocupa são os processos éticos que chegam para nós, sendo a maioria deles motivada pelo mau relacionamento interpessoal”, analisa.

Conselheira Paulina Kurcgant

Segundo a conselheira, de 18 processos, 14 são resultado de uma má conduta ética no ambiente hospitalar, que poderia ser facilmente resolvido entre os próprios profissionais. “Possuir os conhecimentos científicos sobre a atuação é uma obrigação, já que o profissional desatualizado tem mais dificuldades de se inserir no mercado de trabalho. Mas, o que realmente implica é o comportamento ético desempenhado por eles. Cabe às instituições exercer uma responsabilidade ética para uma formação técnica. Já disse em outro encontro e vou frisar novamente, não é o conhecimento que é ético ou antiético e, sim, o uso que você faz dele”, complementa Paulina.

A conselheira Maria Cristina ainda ressalta que, quando o profissional desconhece o código de ética e a sua aplicabilidade nos direitos e deveres que regem a profissão, ele fica sujeito a arcar com as consequências que nem sempre serão agradáveis. “O desconhecimento não exime a responsabilidade, por isso frisamos tanto no conhecimento ético desde a formação. Quando o profissional se apropria do código e compreende o seu significado, ele tem em mãos um instrumento de empoderamento profissional”, destaca.

Maria Cristina Massarollo

Com a participação dos docentes, o encontro seguiu com os profissionais compartilhando experiências, propostas de solução e sugestões para adequar as situações conflituosas que podem surgir em meio à formação pelo desconhecimento do código de ética da categoria.

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