Coren-SP realiza sessão de desagravo público em Campinas

O Coren-SP realizou na manhã desta sexta-feira (18) a segunda Sessão Solene de Desagravo Público de sua história, na subseção de Campinas.

O primeiro secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira,  e o vice-presidente, Mauro Antônio Pires Dias da Silva

O vice-presidente da autarquia, Mauro Antônio Pires Dias da Silva e o primeiro-secretário, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, conduziram a sessão, em defesa dos profissionais de Enfermagem Yara Campos Costa de Castro e do grupo de enfermeiros do PSF Vila Padre Anchieta, localizado no distrito norte de Campinas.

Regulamentado pela Resolução COFEN 433/2012, o Desagravo Público pode ser realizado quando for comprovada ofensa à dignidade de profissionais de Enfermagem feita por profissionais de outras áreas. Após realização de diligências por conselheiro relator apontado pelo COREN-SP e comprovação da ofensa, é convocada sessão solene na qual o Conselho torna público o desagravo contra os ofensores.

O auditório da subseção de Campinas ficou lotado durante a sessão de desagravo

“Normalmente uma ofensa como essa não agride apenas o profissional ofendido, mas toda a categoria profissional, ou seja, os mais de 460 mil profissionais de Enfermagem do estado de São Paulo”, destacou o vice-presidente do Coren-SP durante a cerimônia.

Em seguida, o primeiro-secretário do Conselho leu os desagravos para os presentes. “Devemos ser respeitados como todos os outros profissionais da equipe multidisciplinar de saúde”, disse Marcus Vinicius.

Os casos

Os desagravos públicos realizados em Campinas referem-se a dois casos distintos de ofensas contra profissionais de Enfermagem, ambos ocorridos no ano de 2013.

A enfermeira Yara Campos Costa de Castro, de Atibaia, sofreu acusações por e-mail de seus superiores no SAMU de Atibaia.

Já o grupo de enfermeiros do PSF Vila Padre Anchieta, de Campinas, foi ofendido por um médico durante o exercício de suas atividades profissionais.

Notas de Desagravos

As duas notas de desagravo público podem ser lidas, na íntegra, nos links abaixo:

Desagravo em favor da enfermeira Yara Campos Costa de Castro

Desagravo em favor do grupo de enfermeiras do PSF Vila Padre Anchieta