COREN-SP realiza primeira Sessão de Desagravo Público

Em uma data histórica para a Enfermagem paulista, o COREN-SP realizou na tarde da última quinta-feira (30/4), em Ribeirão Preto, a primeira Sessão Solene de Desagravo Público. Os desagravos foram contra  o senhor Clodoaldo Costa, por ofensa proferida contra o enfermeiro Jhonnata Anderson dos Santos; contra o senhor Juarez Braga de Oliveira, por ofensa ao técnico de Enfermagem Gilson Pinto Rodrigues; e contra a senhora Elisete Flausino, por desacato ao grupo de profissionais de Enfermagem da rede pública municipal de Ribeirão Preto.

O primeiro-secretário do COREN-SP, Marcus Vinícius de Lima Oliveira; a presidente da autarquia, Fabíola de Campos Braga Mattozino e a conselheira Rosemeire Aparecida de Oliveira de Carvalho

O enfermeiro Jhonnata Anderson dos Santos foi desacatado durante desempenho de suas atividades profissionais pelo senhor Clodoaldo Costa, no município de Pradópolis

O técnico de Enfermagem Gilson Pinto Rodrigues foi ofendido durante desempenho de suas funções pelo senhor Juarez Braga de Oliveira, em Sertãozinho

“O COREN-SP quer deixar claro que a Enfermagem, como linha de frente do sistema de saúde, merece ser tratada com dignidade. Não admitimos o desrespeito”, afirmou a presidente da autarquia, Fabíola de Campos Braga Mattozinho. O primeiro-secretário do Conselho, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, destacou a importância do trabalho, que em suas palavras “Contribui muito para o empoderamento da categoria. Nós, profissionais de Enfermagem, temos que estar conscientes dos nossos direitos”, explicou.

Grupo de profissionais da rede pública de Ribeirão Preto sofreu ofensas por parte da senhora Elisete Flausino durante greve dos servidores municipais

Regulamentado pela Resolução COFEN 433/2012, o Desagravo Público pode ser realizado quando for comprovada ofensa à dignidade de profissionais de Enfermagem feita por profissionais de outras áreas. Após realização de diligências por conselheiro relator apontado pelo COREN-SP e comprovação da ofensa, é convocada sessão solene na qual o Conselho torna público o desagravo contra os ofensores.

Grupo de profissionais de Enfermagem e representantes do COREN-SP e da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto durante a primeira Sessão de Desagravo realizada pela autarquia

A conselheira Rosemeire Aparecida de Oliveira de Carvalho também representou o COREN-SP durante a sessão, que contemplou três Desagravos Públicos referentes a casos distintos ocorridos nos municípios de Pradópolis, Sertãozinho e Ribeirão Preto. O evento recebeu ainda o apoio e a presença do secretário municipal de Saúde de Ribeirão Preto e atual presidente do COSEMS-SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo), Stenio José Correa Miranda.

O primeiro-secretário do COREN-SP, Marcus Vinícius de Lima Oliveira; a presidente da autarquia, Fabíola de Campos Braga Mattozinho; o secretário de saúde de Ribeirão Preto e atual presidente do COSEMS-SP, Stenio José Correa Miranda e a conselheira Rosemeire Aparecida de Oliveira de Carvalho

Os Desagravos:

Os três processos de desagravo público podem ser lidos na íntegra nos links abaixo:

Desagravo por ofensas contra o enfermeiro Jhonnata Alves dos Santos

Desagravo por ofensas contra o técnico em Enfermagem Gilson Pinto Rodrigues

Desagravo por ofensas contra grupo de profissionais de Enfermagem da rede municipal de Ribeirão Preto

Como posso ajudar?