Coren-SP realiza a primeira sessão de conciliação da CECON no Vale do Paraíba

O Conselho Regional de Enfermagem São Paulo (Coren-SP) promoveu no dia 19/10, o primeiro acordo da Central de Conciliação (CECON) na região do Vale do Paraíba. A iniciativa é da Procuradoria Jurídica do Conselho em 2018,  com a finalidade de auxiliar as unidades de saúde a sanarem inadequações apontadas pela fiscalização, como, por exemplo, as relacionadas ao dimensionamento de profissionais.  O acordo foi firmado com o Hospital Pio XII, em São José dos Campos, que prontamente atendeu o convite da CECON e demonstrou compromisso para a melhoria da assistência de enfermagem, o que é salutar à saúde de maneira geral. 

Acordo de conciliação em São José dos Campos

Participaram das tratativas da conciliação a Responsável Técnica de enfermagem do Hospital Pio XII, Tatiana Santos Ferreira Rodrigues, e a conselheira suplente do Coren-SP, Ivany Machado de Carvalho Baptista, assessora Jurídica da presidência, Ana Paula Molino de Moraes, a chefe técnica da subseção de São José dos Campos, Roberta Zloccowick de Alcântara, a fiscal da subseção de São José dos Campos, Maria Carolina Furtado, o diretor administrativo e a diretora geral do Hospital Pio XII, Dan Iuri dos Santos Cabreira e a Irmã Maria Irene de Araújo.

De acordo com procurador geral do Coren-SP, Dr. Alexandre Moraes Costa de Cerqueira, a conciliação é um caminho que beneficia todas as partes envolvidas. “A conciliação é a possibilidade de auxiliar a categoria da enfermagem de forma efetiva,  especialmente quando se trata de adequação do déficit de profissionais, obstando, com isso, a deflagração de longo processo judicial  em face às instituições de saúde, o que prejudicaria todos os envolvidos”, disse. 

Como posso ajudar?