Coren-SP realiza posse de novas Comissões de Ética de Enfermagem de instituições paulistas

As conselheiras Jane Bezerra e Ivete Trotti, responsáveis pelas Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) do Coren-SP, empossaram novas CEEs recém eleitas em todo o estado de São Paulo. Por conta da pandemia de Covid-19, o evento foi promovido virtualmente.

Para destacar as ações das CEEs, Jane explica que “as comissões devem manter sua autonomia, imparcialidade e sigilo, no que diz respeito aos seus atos”. “As CEEs têm função educativa, consultiva, conciliadora, de orientação e vigilância do exercício ético e profissional em enfermagem, além de promover a divulgação e zelar pelo cumprimento”, completa a conselheira.

No dia 14/02, segunda-feira, foram empossadas às 14h, as CEEs da Notre Dame Intermédica de Sorocaba; Prevent Senior/Sancta Maggiore Russia (Capital) e Santa Casa de Itupeva. Às 15h, as instituições listadas foram: Hospital Santa Ignês de Indaiatuba; Hospital Stella Maris de Guarulhos e Hospital Regional Dr. Vivaldo Martins Simões de Osasco.

Santa Casa de Itupeva
Hospital Santa Ignês

Já no dia 16/02, quarta-feira, mais 6 CEEs receberam suas posses feitas pelas conselheiras. Às 14h foi empossada a comissão do Hospital Municipal Leonor Mendes de Barros (capital); Santa Casa Municipal de São Joaquim da Barra e o Hospital Vera Cruz de Campinas. Já às 15h foram empossadas: UPA de Jandira, Associação Lar São Francisco de Assis da Providência de Deus de São José do Rio Preto e a Unimed de São José dos Campos.

Santa Casa Municipal de São Joaquim da Barra

Santa Casa Municipal de São Joaquim da Barra

Por fim, no dia 14/03, segunda-feira, ocorreram as cerimônias de posse das CEEs: Hospital São Camilo, do bairro Pompéia (capital); Hospital Público Municipal de Diadema e o Hospital Santa Mônica de Itapecerica da Serra, todas às 14h. Às 15h, foi a vez das insituições: Unimed de Monte Alto; Serviço de Nefrologia de Ribeirão Preto e o Hospital Neurocenter de Guarulhos.

Hospital São Camilo Pompéia (Capital)
Unimed Monte Alto

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As Comissões de Ética de Enfermagem são formadas por profissionais de enfermagem eleitos dentro das instituições de saúde. Sua função é ser um elo de ligação entre o Coren-SP e aquela instituição, zelando pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais dentro da unidade.

A atuação de uma CEE é autônoma. O Coren-SP dá posse à CEE e a assessora, mas os próprios profissionais de enfermagem das instituições fazem sua comissão eleitoral e elegem seus representantes. Ivete lista os critérios para integrar uma Comissão de Ética: “São enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que devem estar em dia com o conselho e não podem ter sofrido processos éticos, pois depois de eleitos eles exercerão essa função de forma autônoma”, orienta Ivete Trotti.

Para apoiar as CEEs, o Coren-SP lançou o Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, que contém informações de grande importância para os membros das CEEs em nosso estado, com orientações e a legislação que rege a enfermagem. A versão em PDF do manual está disponível de forma gratuita no site do Coren-SP.

Leia também:

Coren-SP empossa Comissão de Ética de Enfermagem do Instituto Emílio Ribas

Seis novas Comissões de Ética de Enfermagem são empossadas pelo Coren-SP