Coren-SP realiza palestra a formandos em enfermagem da Santa Casa

Cerca de 20 estudantes do último ano da graduação em enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo participaram do projeto Ingressa Coren-SP na manhã desta terça-feira (2/6), em evento realizado na sede da autarquia.

Os estudantes e as professoras Luciana Cardoso (estágio curricular II) e Lívia Keismanas de Ávila (coodenadora do curso) foram recebidos pelo conselheiro Márcio Bispo, coordenador do Ingressa Coren-SP. Márcio fez uma palestra de apresentação do conselho aos estudantes, esclarecendo todas as dúvidas deles sobre as atribuições do Coren-SP, sua estrutura, sua história e as leis que fundamentam sua atuação.

Conselheiro Márcio Bispo durante a palestra: atividade respeitou regras de distanciamento social impostas pela pandemia

No início de sua palestra, Márcio falou sobre a importância do esforço em nossa vida profissional: “A ausência de esforço gera frustração. Tudo o que conseguimos na vida é fruto de esforço. Nosso ingresso na vida profissional não para por aqui, pois a cada dia precisamos nos esforçar mais e não pararmos na mesmice da vida”, frisou.

A seguir, um dos principais temas da fala de Márcio foi justamente a ética profissional que norteia a atuação dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem. “Ética vem do grego, ethos, e significa ‘aquele que tem bons costumes’, aquela pessoa que tem bom caráter. Um bom parâmetro para nortear nossas ações dentro da ética nos é ensinado pelo professor Mario Sergio Cortella: antes de cada ação que vamos executar, deveríamos nos perguntar: isso que vou fazer é algo que eu quero fazer, que eu devo fazer e que eu posso fazer? Se a resposta for negativa a qualquer uma dessas três perguntas (quero? devo? posso?), é porque a ação não está alinhada aos nossos próprios valores”, ensinou.

O presidente do Coren-SP, James Santos, também deu as boas vindas aos alunos e docentes da Santa Casa

O conselheiro também destacou um tema muito atual dentro da ética: a correta utilização das redes sociais e das mídias digitais. “Nosso Código de Ética, contido na Resolução Cofen nº 564/2017, determina, por exemplo, que é proibido veicularmos a imagem do paciente, por conta do sigilo profissional. Só podemos veicular essa imagem se o paciente permitir.”

No final da palestra de Márcio, o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, foi até o auditório cumprimentar os estudantes e as professoras. Ele lembrou que já trabalhou na Santa Casa, guardando boas lembranças da instituição: “Vim cumprimentar vocês e deixar aqui meu abraço a essa casa pela qual eu tenho tanto carinho e respeito”, disse.

A professora Luciana, o conselheiro Márcio Bispo e a professora Lívia

No fim da atividade, as professoras Luciana e Lívia agradeceram pela oportunidade, que segundo elas, contribui positivamente para a formação dos alunos: “É uma integração importante com o conselho. É bastante importante trazer a vivência prática daquilo que eles ouvem em sala de aula”, afirmou Luciana Cardoso.

Já a coordenadora do curso, Lívia Keismanas de Ávila, destacou a importância de os alunos saberem que têm um conselho de classe que representa a enfermagem: “É importante conhecer o respaldo profissional que o enfermeiro tem, baseado na ética do trabalho. É importante para eles entenderem que fazem parte de uma categoria profissional que busca qualidade, qualificação e visibilidade da enfermagem a partir de seus órgãos representativos”.

Sobre o Ingressa Coren-SP

O Ingressa Coren-SP é um programa que busca aproximar o conselho dos estudantes dos últimos anos da graduação e de cursos do nível médio em enfermagem, por meio de palestras educativas e da facilitação da emissão da primeira Carteira de Identidade Profissional desses alunos.

Mais informações sobre como promover a participação da sua instituição de ensino no programa podem ser encontradas aqui.