Coren-SP realiza júri simulado com estudantes do município de Avaré

O Coren-SP promoveu uma iniciativa de aproximação com estudantes do curso de enfermagem do Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP) na última quinta-feira (5). A atividade, realizada na Câmara Municipal de Avaré, contou com a presidência e vice-presidência do Coren-SP, Erica Chagas e James Francisco dos Santos, os conselheiros Jordevan Ferreira, Fernando Santos, Marcos Fernandes, Wagner Batista e a segunda-tesoureira Virginia Tavares, para instruir os alunos sobre as etapas presentes em um julgamento ético.

A realização da simulação incluiu debates sobre a complexidade e importância da construção processual, bem como a apresentação dos procedimentos realizados em plenária e a atuação dos setores de Comissão de Instrução e Relatoria nos processos tramitados pelo e para o Coren-SP. Os estudantes também foram designados a exercer funções como promotoria, defesa e júri.

Conselheiros do Coren-SP ao lado de representantes da UniFSP

A atividade também introduziu questões como o conceito de dosimetria e produção do Código de Ética. No espaço, os representantes do Coren-SP destacaram que o cálculo das penas acontece com o auxílio do Código de Ética, o qual garante que a penalidade esteja proporcional ao ocorrido.

O presidente James destacou a importância da aproximação e fortalecimento do relacionamento entre estudantes e o Coren-SP, sob a justificativa dos resultados positivos decorrentes de profissionais cientes dos seus direitos e deveres. “Além do conhecimento técnico, é necessário que os estudantes de enfermagem vivenciem parte das atividades realizadas dentro do Coren-SP”, comentou James.

A conselheira Virginia estende seus agradecimentos ao município de Avaré e à Mairis oliveira Silvestre, docente e coordenadora do curso de Enfermagem da UniFSP, e as docentes Cláudia Witzel e Fabiana Venegas.

Saiba mais: