Coren-SP realiza inspeção no Hospital e Maternidade Cristovão da Gama, na região do ABC paulista

Prosseguindo com as ações de fiscalização nas instituições de saúde, na última terça-feira (28/4), a primeira-secretária do Coren-SP, Eduarda Ribeiro, e a conselheira Dorly Gonçalves estiveram no Hospital e Maternidade Cristovão da Gama, na região do ABC paulista, para averiguar os planos de contingência, os fluxos do atendimento aos pacientes diagnosticados com Covid-19 e, também, a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais de enfermagem. 

A inspeção foi acompanhada pela responsável técnica de enfermagem da instituição, Arlene Miranda. A profissional apresentou os 38 leitos disponibilizados para pacientes diagnosticados com Covid-19, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos e uma enfermaria com 28 leitos, ambas também ocupadas por pacientes suspeitos e diagnosticados com coronavírus.

“Durante a inspeção, verificamos se está sendo realizado o uso correto de EPIs. A Arlene explicou sobre as orientações acerca do novo protocolo, para que, assim, a equipe possa evitar casos de contaminação”, diz Eduarda.

Além das medidas de segurança adotadas pelo hospital, quanto ao uso de EPIs, higienização, limpeza, afastamento e remanejamento de profissionais que fazem parte do grupo de risco, o pronto- socorro da instituição adaptou uma entrada específica para os pacientes com Covid-19.

A responsável técnica Arlene ainda ressalta que existem protocolos de atendimento, desde a recepção, triagem, internação, raio-x até a consulta médica, utilizando um tipo de fluxo para que o paciente contaminado não entre em contato com outros pacientes.

Após as inspeções de fiscalização, é realizado um relatório e, caso haja alguma irregularidade na instituição visitada, O Ministério Público do Trabalho é notificado pelo Conselho. 

Atendimento aos profissionais de enfermagem

As fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 23/3 e 24/4, foram realizados 9.913 atendimentos. Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Desde o dia 23/3, quando os atendimentos online começaram, já foram realizados:

9.913 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

1.555 atendimentos da Ouvidoria.

878 atendimentos do Fale Conosco.

361 levantamentos situacionais de risco na assistência de enfermagem.

 

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