Coren-SP realiza I Encontro com Docentes de Graduação para abordar o Código de Ética da Enfermagem

Na última terça-feira (11/2), o Coren-SP realizou o primeiro encontro com docentes de graduação de enfermagem para dialogar sobre a ética profissional e o código de ética durante a formação dos futuros profissionais. O evento foi realizado na sede da autarquia e conduzido pelas conselheiras Paulina Kurcgant e Maria Cristina Massarollo. 

A abertura contou com a participação da presidente do Coren-SP, Renata Pietro. “Gostaria de agradecer a todos pela presença. Esse evento é uma grande satisfação, pois a nossa gestão conta com profissionais capacitados e bem instruídos para falar sobre educação e a ética na enfermagem. Que todos os presentes aqui possam contribuir de alguma forma para a evolução constante da nossa profissão”, declara Renata.

Presidente Renata Pietro, durante abertura

Segundo a conselheira Maria Cristina, a formação tem um papel  importantíssimo para a atuação profissional e esses alunos também precisam ter o conhecimento aprofundado sobre as diretrizes que regem a ética do exercício profissional. “Esse encontro é extremamente importante para discutirmos sobre as diretrizes que regem a nossa profissão, principalmente como ela se desenvolve durante a formação”.

Conselheira Maria Cristina Massarollo

Com mais 50 anos de experiência na enfermagem, a conselheira Paulina mencionou que o sistema Cofen/Corens disciplina a atuação dos profissionais, já que é responsável por fiscalizar que as regras e princípios éticos determinantes da enfermagem sejam cumpridos, respaldando assim a prática. “É evidente que temos que olhar o campo da assistência como um todo, mas não podemos deixar de fora as questões éticas que permeiam a nossa profissão. Como docente há quase meio século, eu afirmo a vocês que a ética é um assunto que deve estar presente em todas as disciplinas. A falta desse conhecimento gera situações conflituosas entre o profissional e o paciente”, explica.

Conselheira do Coren-SP, Paulina Kurcgant

Paulina ainda complementa que, embora o cenário social atual seja dinâmico, quando se trata da formação e capacitação dos profissionais de enfermagem, é necessário traçar um parâmetro para analisar se os conhecimentos adquiridos na graduação surtem efeito na melhoria pela qualidade da assistência. “Não é o conhecimento que é ético ou antiético e sim o uso que você faz dele”, explica. 

Com a participação dos docentes, o encontro seguiu com os profissionais compartilhando experiências, propostas de solução e sugestões para adequar as situações conflituosas que podem surgir em meio à graduação pelo desconhecimento do código de ética. “Muitos profissionais, mesmo após a formação, ainda desconhecem a legislação profissional e as resoluções do Cofen,  sendo que são elas que oferecem o respaldo para a prática da assistência”, finaliza a conselheira Maria Cristina.

Docente Gladis Tenenbojm

Docente Elisabete Venturini Talizin

Docente Kátia Marcelino

Docente Harley Davidson Ferreira Rodrigues

Docente Elaine Emi Ito

 

O encontro voltado para docentes de cursos técnicos acontece no próximo dia 18! Inscrições abertas!

Como posso ajudar?