Coren-SP realiza evento para a fiscalização e TI após primeiro lugar no Prêmio Fiscalize

O Coren-SP realizou o evento interno “Prêmio Fiscalize e Ferramentas Inovadoras de Fiscalização e Dimensionamento” na manhã desta terça-feira (25), no auditório da sede da autarquia com transmissão ao vivo para todas as subseções.

O evento foi dedicado à Gerência de Fiscalização (Gefis) e à Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) do conselho, como forma de comemoração à premiação em primeiro lugar no Prêmio Fiscalize, que foi concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em Fortaleza no fim de setembro. O Prêmio Fiscalize é concedido aos departamentos de fiscalização dos Conselhos Regionais de Enfermagem que apresentarem as iniciativas mais inovadoras.

Além da fiscalização e da TI do Coren-SP terem vencido o primeiro lugar do Prêmio Fiscalize, os integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de inovação do conselho também ficaram em primeiro lugar e em terceiro no Bootcamp Health Tech, que premiou as melhores iniciativas de inovação tecnológica relacionadas à enfermagem em geral.

A mesa de abertura do evento contou com James, Erica e os gerentes Rafael, Roberta e Ligiani

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, na abertura do evento elogiou os responsáveis pela vitória no Prêmio Fiscalize: “É algo inédito para nós. Todos os outros regionais trouxeram algo de excelência, o que valoriza ainda mais essa vitória. Agradeço ao time que temos dentro do Coren-SP. Sem o trabalho da fiscalização e da TI não teríamos os avanços que tivemos. Agradeço ao Rafael, gerente da TI, e às gerentes da fiscalização, Roberta e Ligiani. Agradeço o apoio de todos”.

O público alvo do evento foi profissionais da fiscalização e da TI do conselho

Além de James, também estiveram na mesa de abertura a vice-presidente do Coren-SP, Erica Chagas; o gerente de Tecnologia da Informação, Rafael Conceição; a Gerente de Fiscalização da Capital e Região Metropolitana, Roberta Alcântara e a Gerente de Fiscalização do Interior e Litoral do estado, Ligiani Meirelles.

James agradeceu o esforço de todos os envolvidos nas premiações

Apresentações

A programação de apresentações do evento teve início com a conselheira Vanessa Morrone, que falou sobre os três projetos vencedores: a digitalização da fiscalização, que venceu o Prêmio Fiscalize; o projeto “Cuidado em Números”, que venceu o primeiro lugar no Bootcamp Health Tech e o projeto “Analisa Coren: um instrumento para dimensionamento”, que ficou em terceiro lugar no Bootcamp. Profissionais de enfermagem membros do Grupo de Trabalho (GT) de Empreendedorismo em Enfermagem do Coren-SP participaram do Bootcamp.

Vanessa Morrone e Danielli de Andrade Amorim

A enfermeira Danielli de Andrade Amorim apresentou o projeto “Analisa Coren”. A conselheira Erica Chagas apresentou o “Enfermagem em Números” e a fiscal Fernanda Borges apresentou o trabalho de digitalização do processo de fiscalização.

“Essa transformação digital da nossa fiscalização trouxe muitos benefícios para nosso trabalho de campo. A redução do tempo das inspeções a partir do uso do tablet foi grande, o que fez com que o fiscal dedicasse mais tempo no esclarecimento de dúvidas dos profissionais de enfermagem. Também trouxe economia para o conselho: nesse tempo, economizamos 50.426 páginas de impressão e reduzimos em 70% nossos custos com malotes entre as subseções”, explicou a fiscal Fernanda Borges, ao falar da digitalização do setor.

A programação foi encerrada com a palestra “Saúde Digital: perspectivas para novos tempos da enfermagem brasileira”, feita pela conselheira Heloísa Helena Ciqueto Peres. Uma das questões destacadas por Heloísa foi a necessidade do uso inteligente da tecnologia: “Temos que utilizar a tecnologia com um sentido maior, para que ela nos ajude e nos traga um diferencial. Não podemos usar a tecnologia apenas por usar, ela deve ter um propósito”, afirmou.

Um dos principais propósitos do uso da tecnologia seria utiliza-la para embasar melhor nossas tomadas de decisão: “a tecnologia, quando bem utilizada, nos permite organizar nossos dados para que tenhamos tomadas de decisão muito mais decisivas”, refletiu.

Veja a galeria de imagens do evento