Coren-SP determina contratação de enfermeiros em instituições do Guarujá

As ações fiscalizatórias do Coren-SP estão proporcionando avanços significativos para a enfermagem em todo o Estado. Em uma ação inédita no Guarujá, a presidente Renata Pietro, o conselheiro federal Luciano Silva, a presidente da Comissão de Ética de Enfermagem, Mônica Confessor, o representante do sindicato dos servidores, Alexandre Santos, o Conselho Municipal de Saúde e a Procuradoria Jurídica do Coren-SP fizeram uma visita à Unidade de Pronto Atendimento de Vicente de Carvalho e ao Centro de Atendimento Psicossocial III para averiguar a ausência de enfermeiro na supervisão de atividades desempenhadas por técnicos de enfermagem. Como resultado desta iniciativa, a Procuradoria Jurídica do Coren-SP elaborou um Termo de Autocomposição, assinado pelo secretário municipal de saúde, Sandro Luiz Ferreira de Abreu, determinando a adequação do quadro de profissionais. 

Entre os presentes, além do Secretário de Saúde, também estiveram  o procurador geral do Coren-SP, Alexandre Moraes Costa de Cerqueira, a assessora jurídica da presidência do Conselho, Ana Paula Molino de Moraes, e a chefe técnica da subseção de Santos, Luciana Favaro.

A presidente Renata Pietro considera esta iniciativa um reflexo da parceria que o Coren-SP vem estabelecendo com a enfermagem desde o início da gestão 2018-2020. “Queremos que a comunidade da enfermagem veja o Coren-SP como parceiro, lutando lado a lado. Para isso estamos intensificando as ações de fiscalização no sentido de orientar e apoiar as equipes e cobrar das instituições o dimensionamento e condições adequadas para uma prática segura”, diz. 

Segundo Alexandre, o acordo de conciliação é o caminho para reforçar a  parceria entre as instituições e o Conselho. “A quebra da cultura adversarial entre os órgãos de fiscalização e os gestores públicos da área da saúde propicia a aproximação das instituições em prol da saúde coletiva”, declara.

 

Como posso ajudar?