Coren-SP reafirma autonomia da enfermagem após reportagem sobre atendimento em UBS

O Coren-SP informa novamente ao apresentador Rodrigo Bocardi, do telejornal Bom Dia São Paulo, da Rede Globo, sobre a autonomia da enfermagem na atenção básica. Na manhã desta sexta-feira (28), durante reportagem sobre a falta de médicos em unidades básicas de saúde, o apresentador questionou se o enfermeiro “tem formação pra dar um atendimento médico”.

Como previsto nas leis de exercício profissional da enfermagem e da medicina, cabe aos profissionais de enfermagem prestar assistência de acordo com as suas atribuições, prezando pela sua autonomia. Mais uma vez, o Coren-SP repudia a ideia de que a enfermagem seja hierarquizada em relação à medicina e destaca que o conhecimento técnico-científico inerente à formação da enfermagem não se submete a demais profissões.

A enfermagem, na atenção básica, pode prescrever medicamentos e solicitar exames, dentre outros procedimentos, conforme previsto na Política Nacional de Atenção Básica. Muitas vezes, protagonizam e conduzem a assistência e esse trabalho não pode ser confundido como uma substituição ao déficit de profissionais de outras categorias da saúde.

Por isso, o Coren-SP aproveita a oportunidade, mesmo após tanta divulgação sobre o trabalho da enfermagem nos últimos anos, para destacar ao apresentador Rodrigo Bocardi e à sociedade que valorizar a enfermagem também inclui atitudes como conhecer e respeitar a autonomia profissional da categoria.

Saiba mais: