Coren-SP realiza palestra sobre os cuidados da enfermagem em cirurgia robótica

Na última semana de novembro, o Coren-SP Educação promoveu a oficina de aprimoramento profissional “Novas Tecnologias e Cuidados de Enfermagem na Cirurgia Robótica”. A atividade foi conduzida pela profissional Cecília Angelo, enfermeira e coordenadora do comitê de robótica da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (Sobecc).

Durante sua exposição teórica, Cecília abordou os temas mais relevantes da área, como os casos mais adequados para cirurgias robóticas, vantagens e pontos de atenção, além da importância de possuir equipamentos adequados e uma equipe de saúde qualificada. “Não é possível construir algo sem o trabalho em equipe. Eu, como supervisora da enfermagem e coordenadora robótica, devo sempre alinhar com a coordenação médica do programa todos os processos e planejamento para garantir que as cirurgias ocorram com segurança e qualidade para o paciente.”, comenta.

A adoção de cirurgias por meios robóticos apresenta grande crescimento na área da enfermagem

O auxílio na aquisição de novos equipamentos e insumos, a criação de Kits CME e farmácia, a preparação da sala operatória e a construção dos indicadores foram tópicos citados por Cecília durante a explicação das responsabilidades da equipe de enfermagem. Ainda segundo ela, os profissionais de enfermagem devem atentar-se às suas atribuições no decorrer do processo cirúrgico, e entender que eventos adversos existem e a enfermagem precisa saber como administrar essas situações para, assim, criar planejamento de ações para mitigá-los.

Na atividade, foi apresentada a importância no processamento das pinças e materiais robóticos, o diferencial dos insumos descartáveis, os materiais permanentes, como devemos realizar a limpeza destas pinças complexas, e a gestão no controle destas.

Além disso, a palestrante citou os números que evidenciam o crescimento do mercado robótico na área da saúde, dado que cerca de 1,5 milhão de procedimentos robóticos aconteceram apenas no ano de 2021, e as cirurgias e especialidades mais frequentes foram urologia, clínica geral, ginecologia, tórax, cabeça e cardíaca.

Com mediação da enfermeira de educação continuada do Coren-SP Educação, Gisele Gentil, a atividade presencial ocorreu simultaneamente com transmissão pelo canal do Conselho no YouTube. Após a parte teórica, foram exibidas as posições mais comuns para realização das intervenções, bem como os equipamentos adequados para cada situação.

Ao fim da atividade, uma bancada foi formada para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.

Saiba mais: