COREN-SP promove encontro com profissionais da Zona Leste da capital

Mais de 600 profissionais de enfermagem da Zona Leste de São Paulo, entre Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, prestigiaram o “1º Encontro do COREN-SP com a Enfermagem – Zona Leste”. Realizado nesta quarta-feira (30/4) no Teatro Luigi Biraghi, no campus de Itaquera da Faculdade Santa Marcelina, o encontro serviu para aproximar o Conselho e os profissionais dessa região tão importante da capital paulista. A programação do evento pode ser consultada aqui.

O primeiro secretário do COREN-SP, Donato José Medeiros, explica um pouco mais sobre o encontro “este é o primeiro dos encontros que o COREN-SP fará em todas as regiões do município de São Paulo, começando aqui pela Zona Leste. O nosso objetivo é o de trazer o Conselho para mais perto dos profissionais, explicar qual o nosso trabalho e dirimir eventuais dúvidas. Temos que nos lembrar que o Conselho não é algo separado dos profissionais, mas é formado também pelos próprios profissionais da enfermagem”. Além de Donato, também estiveram presentes, representando o COREN-SP, Marcília Gonçalves, Coordenadora das Câmaras Técnicas e a conselheira Rosangela Melo.

A parte da manhã do encontro foi voltada aos Enfermeiros, enquanto a parte da tarde foi direcionada aos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Tanto na parte da manhã quanto na parte da tarde foram realizadas duas mesas redondas, com os temas: “O Enfermeiro como articulador na Atenção de Saúde da Zona Leste” e ” Identidade do Profissional de Enfermagem”. Além das palestras realizadas por acadêmicos e representantes do COREN-SP, o encontro foi aberto à participação dos profissionais presentes, que fizeram perguntas de grande interesse e enriqueceram ainda mais o debate em torno das especificidades do trabalho dos profissionais de saúde na Zona Leste paulistana.

“A enfermagem é uma área em constante mudança e temos que estar sempre atualizadas e buscando algo a mais. A gente nunca termina de estudar, temos que aprender a aprender”, ressaltou a enfermeira Valéria de Castro Rezende, que assistiu ao encontro Geiciane de Paula Araújo, outra enfermeira que participou do evento, completa: “a participação nesse evento proporcionou a nós, profissionais, uma atualização em relação a alguns conceitos, como os conceitos éticos, por exemplo. Temos sempre que aprimorar nossos conhecimentos”.

A Profª Doutora Lucimara Duarte Chaves, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Santa Marcelina, resumiu: “um evento como esse é muito importante, até pela iniciativa do COREN-SP, de estar se preocupando com as questões relacionadas à prática da enfermagem em todos os seus níveis aqui na Zona Leste. Na nossa região nós temos um grande contingente de profissionais da enfermagem e um encontro como esse é inovador e de grande valor para todos nós”.

Oportunamente, serão divulgadas no site e nas mídias sociais do COREN-SP as datas para os encontros com profissionais de outras regiões da cidade.

Como posso ajudar?