COREN-SP promove Curso de Atendimento na Parada Cardiorrespiratória para profissionais de Botucatu e região

O COREN-SP levou a Botucatu e região, sábado (11/4), o Curso de Atendimento de Enfermagem na Parada Cardiorrespiratória do Adulto. O treinamento, realizado no Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), teve duração de oito horas e foi dividido em duas etapas. Foi enfocado prioritariamente o Suporte Básico e Avançado de Vida. 
 
No primeiro período foi contemplado o conteúdo teórico, com revisão da anatomia e eletrofisiologia cardiovascular. Também houve a apresentação dos algoritmos de RCP no suporte básico (compressão e ventilação) e avançado (bradiarritmias, taquiarrritmias e AESP/assistolia), seguindo as diretrizes de 2010 da American Heart Association (Associação Americana de Cardiologia).


Sala de Aula com técnica expositiva dialogada, com importante participação dos profissionais

À tarde, ocorreu o ponto principal dos trabalhos quando os profissionais, divididos em grupos, foram submetidos a cenários que reproduziam emergências. Eles tiveram a chance de desenvolver habilidades de ação em equipe no atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória. 


Curso teve excelente apreensão e interface de profissionais de Botucatu e região

Assim, todo o conteúdo teórico da manhã foi colocado em prática (Hands-on), utilizando alguns dos recursos tecnológicos que compõe o Núcleo de Simulação Realística do Coren-SP Educação. Tais ferramentas foram levadas a Botucatu pela conselheira responsável pelo COREN-Educação, a enfermeira Renata Pietro e pela gerente do núcelo, enfermeira Luciana Della Barba.


Atividades do período da tarde priorizaram instruções e caso clínico

Na avaliação dos participantes, o treinamento foi um sucesso. A audiência, aliás, fez questão de finalizar as atividades com uma foto ao lado dos membros do COREN-SP e do instrutor Júlio César Acarine Mouro.


“Hands-on” de prática no Suporte Básico de Vida


“Hands-on” com caso clínico para detecção de ritmos, promovido com simuladores do COREN-Educação
 


Profissionais de Enfermagem no CURSO AEP em Botucatu 
 


Equipe COREN-SP que organizou o curso AEP em Botucatu: a gerente do COREN Educação, Luciana Della Barba, a conselheira responsável pelo COREN-SP Educação, Renata PIetro, a conselheira responsável pelas Câmaras Técnicas, Marcília Bonacordi Gonçalves e o instrutor Júlio Cesar Acarine Mouro

Como posso ajudar?