Coren-SP promove aula sobre coleta de exames laboratoriais em Pediatria

Na último dia 20/4, o Coren-SP Educação realizou a atividade “Coleta de Exames Laboratoriais em Pediatria”, de forma presencial e com transmissão simultânea, para auxiliar nas práticas recomendáveis a respeito da coleta de exame laboratoriais em recém-nascidos, crianças e adolescentes. Dentre os conteúdos discutidos, foram apresentados alguns procedimentos padrão para a coleta de urina e sangue, e os impactos gerados a partir de uma boa ou uma má coleta.

A atividade aconteceu de forma simultânea e contou com seções práticas para elucidação acerca das boas práticas para coleta

Apresentada pela enfermeira do setor de coleta do Hospital das Clínicas, Dra. Monica Bacellar Cases da Silveira, a atividade apresentou inicialmente as fases que compõem a coleta de exames. Em sua introdução, Dra. Monica abordou a fase pré-analítica, que corresponde ao período entre a solicitação do Clínico até a realização do exame, envolvendo também as orientações necessárias, preparação e coleta do material. Segundo a enfermeira, essa fase abriga cerca de 70% dos erros nas coletas de exames laboratoriais, sendo mais comuns aqueles causados a partir de falha de leitura das prescrições manuais, troca de tubos e outros que dependem da ação humana.

Com a apresentação desse cenário, Dra. Monica destaca que a conferência dos itens, a identificação correta e o procedimento correto são essenciais para a redução de eventos adversos. Ela acrescenta algumas máximas que devem ser seguidas durante esse estágio: a padronização dos procedimentos, o amparo nas recomendações legais e a atenção à segurança do profissional e do paciente.

No decorrer da atividade, os participantes foram introduzidos às fases seguintes da coleta de exames laboratoriais, sendo elas a analítica e a pós-analítica. Essas partes do processo são responsáveis pelo estudo e verificação dos dados obtidos. São nelas em que o sistema analítico empregado, os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) do equipamento e do método são utilizados.

A atividade também abordou as diretrizes para coleta capilar e de urina, recomendações para contenção de bebês e triagem neonatal.

Na sessão prática, Dra. Monica deu, de maneira visual, as orientações para a coleta de sangue exitosa em recém-nascidos. Durante esse exercício, ela comentou que a tarefa de imobilização do bebê é atribuição da enfermagem. “A tarefa de impedir a movimentação da área de coleta é atribuição da enfermagem, não dos pais ou responsáveis”, disse.

Como finalização da atividade, a Enfermeira de Educação Permanente do Coren-SP, Gisele Gentil, moderou o espaço para elucidação de dúvidas, onde foram discutidas algumas técnicas para a localização das veias, como a utilização de água morna para dilatação dos vasos sanguíneos, quantidades recomendadas de coleta de sangue em diferentes idades e demais situações experimentadas pelos participantes.

As atividades do Coren-SP Educação são gratuitas e as inscrições para participação devem ser realizadas no site. Confira o calendário e se inscreva.

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