Tratamento de feridas é tema de eventos promovido por vereadora com apoio do Coren-SP

No próximo dia 12 de março, o Teatro Arthur Azevedo, localizado no bairro da Mooca, irá sediar mais um Fórum de Saúde. A exemplo do que foi realizado em Santo Amaro no ano passado, cujo tema discutido foi o Transtorno do Espectro Autista, dessa vez o evento reunirá autoridades, especialistas e interessados em geral para debater os avanços e desafios no tratamento de feridas na cidade de São Paulo.

Entre os participantes da mesa, que será intermediada pelo conselheiro do Coren-SP, Daniel Rodrigues, estarão o presidente e a vice-presidente do Coren-SP, Dr. Sergio Cleto Dr. e Dra. Ana Paula Guarnieri, além dos Drs. Angelo Batia Neto e James Francisco.

O tratamento de feridas em São Paulo conta com 27 unidades de atendimento aos pacientes distribuídos em Hospitais Dia, Assistências Médicas Ambulatoriais e Unidades Básicas de Saúde, porém, apesar da estrutura, não são oferecidos os cuidados adequados em muitos dos casos que, quando agravados, podem levar até mesmo à amputação. Nos últimos 2 anos, mais de 93.600 pacientes passaram por tratamento nas unidades de saúde paulistanas.

O Fórum vem na esteira da apresentação do Projeto de Lei PL 573/2023. Protocolado pela vereadora Janaína Lima, o documento contou com a colaboração do enfermeiro Daniel Rodrigues, conselheiro do Coren-SP, e dos profissionais Dr. Ângelo Batia Neto e Dr. Vlassios Marongos Junior.

O PL, batizado de Cicatriza Já, prevê a criação de Centrais Especializadas no Atendimento de Feridas sob gestão de enfermeiros, que podem beneficiar toda a população paulistana dando o tratamento adequado às vítimas de feridas de toda gravidade. Ele ainda prevê que se possam ser firmadas parcerias entre o poder público e organizações da sociedade civil e setor privado para oferecer o serviço.

A realização do Fórum chega para concretizar a parceria entre os profissionais de enfermagem e o setor público para a valorização da profissão e o oferecimento de mais um serviço de saúde inédito, que poderá colocar a cidade de São Paulo na vanguarda no tratamento de feridas.

O evento terá como público foco enfermeiros e estudantes de enfermagem, mas também será aberto ao público em geral.

Serviço:
Fórum de Saúde – Tratamento de Feridas.
Local: Teatro Artur Azevedo, Av. Paes de Barros, 955.
Data: 12 de março.
Horário: das 8h às 12h.

Saiba mais: