Cofen e Ministério da Saúde trabalham para ampliar escopo de atuação da Enfermagem no controle do HIV/aids, tuberculose, hepatites virais, sífilis e outras ISTs

Conselho Federal integra Grupo de Trabalho do ministério voltado para discussão de estratégias que potencializem trabalho da Enfermagem na eliminação dessas doenças e infecções, garantindo maior autonomia e fortalecendo legislação que regula o exercício profissional

A Enfermagem desempenha um papel essencial e multifacetado no combate ao HIV/aids, bem como à tuberculose, hepatites virais, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), trabalhando na prevenção, diagnóstico, tratamento e eliminação dessas doenças. Ciente desse protagonismo, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) integra Grupo de Trabalho (GT) do Ministério da Saúde voltado à ampliação do escopo de atuação da categoria na área.

Nesta quarta-feira (28/2), participaram de mais uma reunião os conselheiros federais Tatiana Melo e Vencelau Pantoja, representantes do Cofen no Grupo de Trabalho que é formado pela autarquia em parceria com o Departamento de HIV/aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (GT/DATHI/COFEN).

Entre os pontos debatidos nos encontros, o grupo tem discutido estratégias para potencializar a atuação da Enfermagem na eliminação dessas doenças e infecções transmíssveis, bem como para elaborar notas técnicas, documentos de boas práticas e realizar cursos de capacitação. “A Enfermagem é protagonista no enfrentamento às doenças que estão sob responsabilidade desse departamento. A parceria com o Ministério da Saúde fortalece essa liderança e facilita a construção de políticas de saúde, tendo como carro chefe a nossa profissão”, pontua Vencelau Pantoja.

“A aproximação do Ministério da Saúde com o Conselho Federal de Enfermagem é muito importante porque facilita a regulamentação do trabalho da categoria de acordo com as necessidades práticas da saúde pública no Brasil e da nossa população”, ressalta Tatiana Melo.

Para Elton Almeida, consultor técnico do DATHI, é fundamental criar pontes para a discussão da temática. “A atuação do profissional enfermeiro é de suma importância em várias áreas da assistência e na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando-se o papel significativo no combate à HIV/AIDS, tuberculose, hepatites virais, sífilis e outras ISTs”, destaca.

“É crucial promover espaços de diálogo sobre essas questões envolvendo diferentes atores, incluindo as três esferas de governo, o Cofen e os Conselhos Regionais de Enfermagem. Isso fortalecerá a legislação que regula o exercício profissional, permitindo a solicitação de exames complementares e a prescrição de medicamentos por meio de protocolos, facilitando o processo de trabalho e a elaboração de planos de cuidados”, finaliza.

Enfermagem no combate ao HIV/aids, tuberculose, hepatites virais, sífilis e outras ISTs – Como membros essenciais da equipe de saúde, os enfermeiros desempenham um papel crucial em todas as etapas do enfrentamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis. Na linha de frente da prevenção, o compromisso e expertise da categoria é fundamental para enfrentar os desafios de saúde pública e promover uma sociedade mais saudável e informada. Além do trabalho na linha de frente, os enfermeiros contribuem significativamente para a pesquisa, o desenvolvimento de políticas de saúde e a defesa dos direitos das pessoas acometidas por essas doenças e infecções.

Buscando visibilizar a temática, a Revista Enfermagem em Foco do Cofen lançará uma edição especial com estudos e pesquisas voltadas para a temática de doenças crônicas e infecções sexualmente transmissíveis, em parceria com o DATHI. O material deve ser publicado em setembro deste ano, durante o 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).

Fonte: Ascom – Cofen