Coren-SP participa do XII Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem

O Coren-SP  é um dos participantes do XII Senafis – Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, que está sendo promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) do dia 15 a 18/3, em Ipojuca/PE.

O Coren-SP está sendo representado no evento pelo presidente da autarquia, James Francisco dos Santos; pela vice-presidente Erica Chagas; pelo primeiro-tesoureiro, Gésus Andrade; pela segunda-tesoureira Virgínia Tavares; pela gerente de fiscalização do interior e litoral, Ligiani Meirelles e pelas fiscais Geisa Fermino e Mirella Passador, chefe-técnica da subseção de Marília.

A vice-presidente do Coren-SP, Erica Chagas; o presidente do Coren-PE, Gilmar Júnior; a presidente do Cofen, Betânia Santos; a segunda-tesoureira Virgínia Tavares; o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos e o primeiro-tesoureiro, Gesus Andrade

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, reafirmou a importância da participação do conselho paulista no evento: “É uma oportunidade de trocarmos experiências sobre fiscalização com Conselhos de enfermagem de outros estados, além de alinharmos nacionalmente as ações de fiscalização neste momento tão delicado de pandemia que tem exigido um esforço extra de todos nós para a realização de ações de fiscalização focadas na assistência à Covid-19”.

Representantes de diversos Conselhos de Enfermagem se reúnem no XII Senafis

O seminário, que não foi realizado nos anos de 2020 e 2021 em virtude da pandemia do novo coronavírus, está sendo organizado com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) e conta com transmissão on-line de toda a programação através da multiplataforma CofenPlay. A programação inclui temas como gestão e questões jurídicas, além do debate sobre os desafios enfrentados neste tempo de crise sanitária. As palestras e mesas-redondas podem ser acompanhadas na aba “cursos” do aplicativo.

As fiscais do Coren-SP Geisa Fermino e Mirella Passador ao lado da gerente de fiscalização do interior e litoral, Ligiani Meirelles (ao centro)

Durante fala na cerimônia de abertura, a presidente do Cofen, Betânia Santos, parabenizou todos os fiscais presentes pelo trabalho desempenhado nestes últimos dois anos, e ressaltou a importância do evento. “O Senafis funciona como um farol para nos guiar rumo a uma fiscalização eficaz e que possa ser empregada de norte a sul do país. A nossa gestão possui o compromisso renovado de oferecer condições para uma atuação fiscalizatória efetiva em todo o território nacional, e seguiremos trabalhando para cumpri-lo”, disse.

As fiscais do Coren-SP também consideraram extremamente produtiva a participação no XII Senafis. De acordo com a gerente, Ligiani Meirelles “o evento proporcionou diversas reflexões para avançarmos as ações de fiscalização, com foco na resolutividade, no impacto das atividades para toda sociedade e ainda, no resgate ao propósito frente ao porquê fazemos o que fazemos. Encerramos a participação no evento e iniciamos a jornada de aplicabilidade dos novos aprendizados e trocas de experiências vivenciados”.

“Participar deste Senafis, especialmente por ser o primeiro após pandemia, trouxe significativas reflexões sobre a atividade de fiscalizar em busca de resolutividade em nossos processos.”, afirmou Geisa.

Já a chefe-técnica da subseção de Marília, Mirella Passador, viu no Senafis a necessidade do trabalho coordenado entre a fiscalização o departamento jurídico do conselho: “foi determinante para confirmar a importância e necessidade do trabalho em conjunto do setor de fiscalização e jurídico, com o acompanhamento efetivo da diretoria do Conselho. Um dos pontos positivos recentes foi a presença dos conselheiros nas ações de fiscalização, quando grande número de fiscais encontraram-se afastados de sua função principal, por comporem o grupo de risco. O trabalho do fiscal, e suas dificuldades, ficou evidenciado; bem como a relevância do apoio e atuação da diretoria. Esta premissa foi reforçada durante todo o evento, como sendo fundamental para efetividade e resolutividade das ações de fiscalização”, afirmou.

Com informações de: Ascom/Cofen