Coren-SP participa do X Simpósio de Enfermagem do Hospital Infantil Sabará

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, participou na última terça-feira (29/10) do X Simpósio de Enfermagem do Hospital Infantil Sabará. Realizado a cada dois anos, o simpósio teve como tema “Estratégias de valorização da enfermagem pediátrica frente a excelência do cuidar” e teve como objetivo disseminar alguns conhecimentos à sociedade, atuando como modelo de práticas assistenciais para o bem-estar das crianças.

Especialista em gerenciamento de enfermagem, a gerente da área no hospital, Magda Budzinski, conta que, durante o evento, os profissionais da instituição destacaram os trabalhos que são desenvolvidos em prol da valorização e empoderamento da categoria. “A enfermagem do Sabará é altamente especializada e queremos compartilhar com outros profissionais nossos casos de sucesso. Acredito no potencial da enfermagem no Brasil, por isso, vimos a necessidade de divulgar projetos consistentes que valorizam nossos enfermeiros”, explica.

Profissionais da instituição ao lado da presidente Renata Pietro

Em relação à presença da presidente do Coren-SP, Magda destacou a importância do protagonismo da autarquia na busca por valorização. “A Renata tem atuado com muita intensidade nesta mesma causa com a campanha Nursing Now. Foi muito gratificante ver que os projetos que apresentamos estão totalmente alinhados com a filosofia do programa. A palestra que ela deu foi brilhante, todos ficaram impressionados com o seu engajamento”, declara.

Magda destacou a importância do protagonismo da autarquia na busca por valorização

Renata palestrou sobre a campanha “Nursing Now”

Hospital referência no Brasil investe em treinamento aos profissionais

Além de ser referência nacional em atendimento pediátrico, o Hospital Infantil Sabará elaborou um projeto de treinamento aos profissionais para garantir melhorias na qualidade da assistência aos pacientes. Dividido em três pilares, esse projeto só foi realizado graças ao apoio da alta direção do hospital. São eles:

  • Desenvolvimento técnico

Além dos Programas de Treinamento Técnico, a equipe do hospital conta com um Centro de Simulação Realística que pertence ao Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil (Pensi), é considerada o braço educacional da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, que é mantenedora do Sabará. “Temos também uma área de Pesquisa que nos auxilia diretamente no desenvolvimento das pesquisas científicas”, diz Magda.

  • Desenvolvimento de Liderança

Nessa etapa, a gerente explica que foi aplicado um treinamento vigoroso, composto por cinco módulos e com carga horária de 40 horas. “Já estamos colhendo os frutos deste trabalho. Afinal, se queremos que nossos enfermeiros sejam empoderados, devemos dar os subsídios adequados para o desenvolvimento deles”.

  • Reestruturação de Cargos e Salários e Plano de Carreira

Nesse estágio, foi realizada uma adequação da grade salarial dos enfermeiros. Com um investimento financeiro substancial no projeto, esse plano foi constituído a partir de critérios que estimulam os profissionais a se desenvolveram dia após dia. Para Magda, atualmente, fica claro que quando os objetivos de cada profissional for atingido, ele receberá um mérito ou promoção por nível de senioridade, resultando em  transparência e respeito aos cuidadores.

“Precisamos nos especializar cada vez mais. Tenho muita satisfação por ser enfermeira, pois já está mais do que provado que exercemos um papel fundamental na vida das pessoas.  Sem o apoio da alta direção, esses projetos não seriam possíveis. Acredito que o movimento que estamos realizando pela nossa profissão é algo muito esperado por todos”, finaliza.

A presidente do Coren-SP ao lado das organizadoras e participantes do evento

 

Como posso ajudar?