Coren-SP participa do Encontro de Enfermagem Solidária – inovando a atuação na saúde mental do século XXI, do Cofen

O Conselho Federal de Enfermagem de São Paulo está realizando o “Encontro de Enfermagem Solidária – inovando a atuação na saúde mental do século XXI” nos dias 1º e 2 de junho. O Coren-SP participou do evento, representado pelo presidente James Francisco dos Santos, pela coordenadora do GT de Saúde Mental, Carolina Simão, e pela fiscal Mey Fan.

A atividade está sendo transmitida ao vivo nesta quarta-feira (1º/6), nos canais oficiais CofenPlay, YouTube e Facebook, e promovida pela Comissão Nacional de Saúde Mental (Conaesm) do Cofen, contando com debates científicos, palestras e apresentação de inovações, com foco nas experiências dos especialistas voluntários que participam do Programa Enfermagem Solidária.

Presidente James Francisco dos Santos junto a integrantes do Sistema Cofen-Corens

Voltado para profissionais de todas as áreas e da Enfermagem, interessados em saúde mental, é um desdobramento do programa Enfermagem Solidária, que ofereceu escuta qualificada de enfermeiros especialistas em Saúde Mental aos profissionais na linha de frente do combate à pandemia. Os participantes que se inscreveram para o evento pelo CofenPlay receberão certificado.

James Francisco dos Santos com a coordenadora do GT de Saúde Mental do Coren-SP, Carolina Simão, e a fiscal Mey Fan

De acordo com a coordenadora da Conaesm, Dorisdaia Humerez, será uma oportunidade de discutir e mostrar inovações no tratamento da saúde mental, envolvendo temas prioritários na área. “Nosso programa Enfermagem Solidária, que iniciou na pandemia, viu a necessidade de continuação. E esse encontro é fruto disso. Além de trazermos as inovações nos tratamentos e temas ligados à saúde mental, também mantemos a discussão da necessidade de não haver retrocesso no tratamento, promovendo possibilidades de ganho, interação e inserção social aos pacientes”, explica Dorisdaia.

Entre os destaques da programação desta quarta-feira (1º/6) está a sessão de debates científicos sobre “Depressão e suicídio/ Milhões de enlutados(as) no país pela pandemia: negação da vivência do luto”.

Para o presidente James Francisco dos Santos, os debates acerca da saúde mental, tanto da enfermagem, quanto dos pacientes é necessário e fundamental. “A pandemia aprofundou ainda mais o adoecimento mental da categoria e o sistema Cofen-Corens está se posicionando como um ator disposto a apoiar os profissionais no combate a esse mal. Também estamos trabalhando para aprimorar a assistência prestada aos pacientes nesta área da saúde, que apresenta suas peculiaridades e desafios”, afirmou.

As inscrições estão encerradas, mas ainda é possível acompanhar através dos canais oficiais do Cofen no YouTubeFacebook e CofenPlay.