Simulação realística de salvamento será destaque do 21º CBCENF

O Coren-SP  marcará presença no 21° evento promovido pelo Congresso Brasileiro dos Conselheiros de Enfermagem (CBCENF) nos dias 26 a 30 de novembro, em Campinas-SP. O evento reúne todos os Corens do país.

Conhecido como maior evento anual da área da saúde, o Congresso abordará o tema “Enfermagem em Evidência: foco na valorização profissional”, com os eixos temáticos: 1- Valorização, Cuidado e Tecnologias; 2- Ética, Legislação e Trabalho; 3- Políticas Públicas, Educação e Gestão.

Com a montagem de um estande interativo, o Coren-SP realizará  dinâmicas e treinamentos com bonecos de simulação realística em situações de RCP (respiração cardiorrespiratória), engasgo e primeiros socorros. Os treinamentos serão auxiliados por enfermeiras do Coren-SP Educação e um enfermeiro de treinamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O estande também contará com a presença dos conselheiros do Coren-SP, para fornecer orientação e sanar dúvidas dos profissionais de enfermagem em relação as ações do Conselho.

Com uma variedade intensa de programação científica, elaborada em parceria com os Conselhos Regionais de Enfermagem, o congresso proporciona fortalecimento da profissão, promovendo a divulgação do conhecimento e intercâmbio entre profissionais e entidade.

8° Seminário das Comissões de Ética do Estado de São Paulo

O Coren-SP promoverá durante o evento a 8ª edição do Seminário das Comissões de Ética do Estado de São Paulo,  abordando a atualização do novo código de ética, as principais legislações e o julgamento simulado. O seminário terá a participação do segundo-secretário Paulo Cobellis, da conselheira Maria Cristina Massarollo e do conselheiro Demerson Gabriel Bussoni.

Simulado Realístico: como proceder em situações de emergência?

O CBCENF será realizado no Royal Palm Hall, centro de convenções localizado na Rua Monsenhor Luiz Fernandes de Abreu, em Campinas. Ele se transformará em cenário para o simulado de incidente com múltiplas vítimas.

O tema escolhido para a simulação será uma colisão frontal entre dois veículos, sendo que um deles, com o impacto, perde o controle da direção e atropela várias pessoas em um ponto de ônibus. O acidente terá ações de resgate, remoção de presos em ferragens, vítimas fatais e uma mulher em trabalho de parto (representada por uma boneca de simulação realística).

O conselheiro Eduardo Fernando de Souza é o responsável pela coordenação do simulado e integra a Comissão Nacional de Urgência e Emergência, quanto pelo Coren-SP, e diz que a simulação ocorrerá nos trechos de entrada do Hall B e C do centro de convenções, com a participação de 25 vítimas. O destaque será a boneca gestante que entrará em trabalho de parto após o acidente. “Esse manequim vai interagir com as equipes de socorros e, dependendo da conduta e do tempo de atendimento, ela vai sofrendo alterações em seu quadro clínico”.

Além da simulação do trabalho de parto, segundo Eduardo, outra ação que ganhará destaque será a integração das instituições que atuam na urgência e emergência no estado de São Paulo e a valorização dos profissionais de enfermagem que trabalham no atendimento pré-hospitalar, já que este ambiente requer um perfil diferenciado de profissional.

O simulado está sendo organizando pela Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com apoio do Coren-SP, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Campinas, Santo André, Hortolândia, Sumaré, São Bernardo do Campo e Paulínia, Grupo de Motociclistas de Atendimento às Urgências (GMAU) de Santo André e Hortolândia, serviço de Resgate da Rodovia Rota das Bandeiras e a Escola Arquimedes. Também terá a participação do Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Boneca Victoria: simulador de parto maternal e neonatal

Uma das principais atrações do evento do simulado de incidente com múltiplas vítimas será Victoria, a boneca que simula uma mulher em trabalho de parto após uma batida de carro.

Trazida dos Estados Unidos pela MogiGlass, Victoria é produzida pela  Gaumard (empresa responsável por simuladores para ensino em cuidados de saúde), a boneca é inédita no Brasil e fará sua estreia no CBECENF. Equipada com os mais novos avanços da tecnologia, sua bateria interna recarregável permite realizar simulações de até 8 horas seguidas, sem a necessidade de conexão. Nenhum outro simulador maternal e neonatal se aproxima deste nível de mobilidade e liberdade.

Victoria possui um corpo anatomicamente correto, coberto por uma pele incrivelmente macia e flexível da cabeça aos pés. Seus recursos inovadores imitam a psicologia humana, possibilitando a realização de parto normal ou cesárea, monitoramento automático do movimento ocular, contrações, sangramentos (hemorragia pós-parto) e reparo de episiotomia, o que facilita o monitoramento de seus sinais vitais e batimentos cardíacos do feto, utilizando equipamentos médicos reais.

O bebê da Victoria apresenta belas proporções, tamanho e peso realistas, pele macia e sinais vitais programáveis. O endoesqueleto fornece articulações e resistência realistas ao auxiliar o feto durante o parto. A avaliação e atendimento do recém-nascido imediatamente após o parto são habilidades importantes para a equipe. A boneca é capaz de simular complicações em que o recém-nascido apresenta sinais de sofrimento e que exigem intervenção imediata.

A boneca Victoria está sempre pronta para realizar simulações em qualquer local de treinamento, com ela, os educadores podem programar simulações de triagem, treinamento e prática em equipe para melhorar o desempenho nas áreas onde muitas vezes ocorrem erros.

Como posso ajudar?