Coren-SP participa de treinamento para prepostos que atuam nas centrais de conciliação da Justiça Federal da 3ª Região

Com o objetivo de divulgar e consolidar a política pública nacional de tratamento adequado de conflitos, estabelecida pela Resolução n° 125/100 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e adotada pelo atual Código de Processo Civil de 2015, o Coren-SP participou nesta terça-feira (30/4),  do curso “A Política Pública de Tratamento Adequado de Conflitos e seus marcos legais”.  A iniciativa foi direcionada aos  Conselhos de classe profissional e à Caixa Econômica Federal para prepostos que atuam nas Centrais de Conciliação da Justiça Federal da 3ª Região.

Prepostos durante o o curso

Elaborado pelo gabinete de conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª região (TRF), o curso foi ministrado pelos juízes federais Bruno Takahashi e Herbert Pieter de Bruyn Jr. e abordou aspectos aptos para obter uma melhor compreensão dos procedimentos e de elementos úteis à construção de soluções consensuais, como a moderna teoria do conflito, as técnicas de negociação e, também, mediação e conciliação.

O juiz federal Bruno Takahashi esclarece a importância da participação dos prepostos no curso. “Eles representam a frente da instituição, a solução amigável e acolhedora de determinados conflitos, traz diversos benefícios  para a instituição e a sociedade como um todo”.

Coordenador da Central de Conciliação de São Paulo, o juiz federal Bruno Takahashi

A mesa de abertura foi composta pelo procurador geral do Coren-SP, Alexandre Moraes Costa de Cerqueira, pela presidente do TRF 3ª Região, a desembargadora federal Therezinha Cazerta, pela conselheira do CNJ, a desembargadora federal Daldice Santana, pelo coordenador do gabinete de conciliação da 3ª região, o desembargador federal Paulo Fontes, pelo presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo e do Fórum dos Conselhos Federais, José Augusto Viana Neto, e pelo gerente jurídico regional da Caixa Econômica Federal, Salvador Congentino.

Composição da mesa de abertura

Estiveram presentes funcionários de diversos departamentos do Coren-SP, além de alguns representantes do Cofen, Coren-RN, Coren-RS, Coren-PE, Coren-GO e Coren-RO.

Conselheiros do Coren-SP

O procurador geral do Coren-SP, Alexandre Moraes Costa de Cerqueira,  explica a importância da realização da conciliação. “O treinamento auxilia os conselhos de classe a utilizarem essa ferramenta de soluções consensuais de maneira efetiva e eficaz, propiciando um escopo para melhorias na capacitação de atuação nas audiências de conciliação”, diz.

Procurador geral do Coren-SP, Alexandre Cerqueira

A desembargadora federal Daldice também reforça os benefícios que o curso oferece. “É importante tratar, adequadamente, todos os problemas jurídicos, inclusive os conflitos. Também se faz necessário atender as demandas e estimular a autonomia dos profissionais da justiça para a solução de determinados conflitos que envolvam os conselhos”.

Conselheira do CNJ, a desembargadora federal Daldice Santana

Para a procuradora geral do Cofen, Tycianna Monte Alegre, a conciliação é um meio de alcançar a resolutividade em várias ações do sistema Cofen/Corens, principalmente na execução fiscal e na fiscalização.

Procuradora geral do Cofen, Tycianna Monte Alegre

Como posso ajudar?