COREN-SP participa de seminário " Quanto vale o voto da Enfermagem?"

O Seminário foi promovido pelo Fórum Estadual 30 Horas Já! na última quinta-feira (30/08), na sede do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo (Sinsaudesp), na capital paulista. O evento reuniu mais de 300 profissionais representantes de diversas entidades de enfermagem.

Responsável pela fiscalização do exercício profissional, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo participou com intervenções dos conselheiros Ana Márcia Moreira Donnabela, Lucinéa Cristino Mesquita e José Donato Medeiros, além de uma palestra do enfermeiro Luciano da Silva.

Silva ressaltou que atualmente há no Estado de São Paulo mais de 83 mil enfermeiros, 106 mil técnicos, 193 mil auxiliares de enfermagem. “No País somos 1,6 milhão, 60% dos profissionais de saúde. Por que não temos jornada de 30 horas? Qual é a nossa atitude com relação ao que ocorre?”, indagou.
O conselheiro enfatizou a necessidade de reduzir a jornada por conta de fatores “estressores no trabalho”, gerados por dificuldade de definição de uma identidade profissional, falta de autonomia funcional,dimensionamento adequado do número de trabalhadores nas instituições de saúde, baixa remuneração, falta de tempo para aprimoramento profissional e os assédios no ambiente de trabalho.

Casa do trabalhador

Na abertura do seminário, o presidente do Sinsaudesp, José Lião de Almeida, recebeu os profissionais presentes afirmando que aquela é a casa do trabalhador. Em sua fala posterior, o conselheiro Donato José Medeiros enfatizou que o COREN-SP, assim como o Sinsaudesp, é também a casa do profissional de enfermagem.“Sou enfermeiro há 27 anos e sei que o trabalhador sempre teve dificuldades para entrar naquela casa. Hoje o COREN-SP está aberto ao profissional. Estamos esperando por vocês. Por favor nos procurem, visitem e conheçam o seu conselho. A casa está aberta”, enfatizou.

COREN-SP no Fórum 30 Horas Já!

A técnica de enfermagem e conselheira do COREN-SP, Lucinéa Cristino Mesquita participou da direção do seminário

"Jornada de 30 horas não é privilégio, é condição segura de atendimento à população, e à sociedade", defendeu Ana Márcia Moreira Donnabela, conselheira do COREN-SP e coordenadora do Fórum Estadual 30 Horas Já!

Mais de 300 profissionais participaram do seminário no Sinsaudesp

Texto e fotos: Fabio Venturini/Comunicação COREN-SP