Coren-SP participa de seminário de treinamento da FNFIS no Rio de Janeiro

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou o primeiro seminário de treinamento de Fiscais da Força Nacional de Fiscalização (FNFIS). O evento aconteceu no Centro de Treinamento e Capacitação, no Rio de Janeiro, entre os dias 29/06 a 02/07.

Participaram do seminário fiscais de todo o Brasil. Representando o Coren-SP estavam presentes a gerente de fiscalização do interior e litoral, Ligiani Meirelles; a chefe técnica da Subseção de Marília, Mirela Passador; a fiscal da Subseção de São José do Rio Preto, Geisa Fermino Martins, e os advogados do Sistema Cofen/Coren.

A gerente de fiscalização Ligiani Meirelles, ao centro, e demais representantes do Coren-SP

O objetivo do treinamento é apresentar o trabalho realizado pela FNFIS aos respectivos membros, alinhando os procedimentos e condutas do grupo, para que possam realizar as inspeções em todo país de forma homogênea, criando conexão e propósito comum.

“Participar das ações da FNFIS e de um treinamento como este, que envolve diferentes representantes do país, nos fortalece ainda mais como conselho regional de enfermagem, nos proporciona trocas de saberes e expertise entre todos do grupo, e eleva a trajetória profissional de cada um. Afinal, trata-se de um seleto grupo de fiscais que realizam fiscalizações nas regiões em que a enfermagem vivencia situações de extrema atenção e cuidado, principalmente em virtude da pandemia. Isso aprimora ainda mais o olhar para as necessidades da enfermagem paulista”, disse Ligiani.

A gerente Ligiani ministrou uma oficina, no dia 2/7, com o tema “Conexões Sistêmicas: Rumo ao Time de Elite”. Com o objetivo de despertar no grupo uma fiscalização com visão mais humanitária, uma vez que a FNFIS segue para os lugares que vivem seus momentos mais caóticos de saúde no país, o que dificulta ainda mais oferecer uma assistência de enfermagem segura. Durante a oficina, foram realizadas dinâmicas e atividades que possibilitaram o fortalecimento do grupo.

“O convite para ministrar uma oficina para a FNFIS, foi uma grande oportunidade de compartilhar toda minha vivência e dedicação da temática do desenvolvimento comportamental e gestão de equipes. Proporcionou a todos os membros esse viés das ações de fiscalização que já estamos trabalhando na gerência de fiscalização do Coren-SP. A FNFIS é movida acima de tudo por metas, talentos e pessoas que queiram crescer junto com o propósito do time. Para mim, é sempre uma grande satisfação representar o Coren-SP e todo trabalho desenvolvido pela equipe de fiscais do nosso estado, levando nossa contribuição e olhar em prol da enfermagem brasileira”, destacou.