Coren-SP participa de reunião de líderes da saúde no Sindhosp

O Coren-SP foi um dos órgãos convidados pelo Sindhosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Estado de São Paulo) a contribuir com a construção de um documento denominado “Proposta Saúde São Paulo 2022”, que será entregue aos candidatos a ocupar o governo do estado que concorrerão nas eleições deste ano. A reunião para discutir a construção coletiva do documento foi realizada na manhã da última sexta-feira (11/3), na sede do Sindhosp, na capital. O conselheiro Fernando Henrique Vieira Santos representou o Coren-SP na reunião.

A reunião foi realizada na última sexta-feira (11/3), na sede do Sindhosp

Além da autarquia, participaram da reunião representantes de órgãos como o Banco Mundial, a Fundação Getúlio Vargas, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP), Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Fehoesp) e diversas outras instituições, hospitais e órgãos de classe. O encontro foi capitaneado pelo presidente do Sindhosp, Francisco Balestrin.

O conselheiro Fernando Vieira durante sua fala: o foco foi a defesa da Atenção Primária e do investimento em tecnologia na saúde

O documento que foi construído contendo a Proposta Saúde São Paulo 2022 foi dividido em quatro eixos principais adotando a simbologia da Rosa dos Ventos: Inovar, Informar, Integrar e Impactar. Dentro desses eixos foram colocadas nove propostas.

O conselheiro Fernando focou sua fala na necessidade do próximo governador do estado investir mais na saúde pública, sobretudo na Atenção Primária, o que impactaria positivamente em todo o sistema de saúde, abarcando instituições públicas e privadas: “Temos que apresentar ao nosso próximo governador a necessidade de investir mais na Atenção Básica e de repassar mais recursos aos municípios para que realizem esses investimentos. Investir mais na Atenção Primária significa melhorar a qualidade de vida da nossa população e fortalecer assim todo o sistema de saúde e todas as instituições, públicas e privadas, que o compõem”.

Dirceu Barbano (ex-presidente da Anvisa e colaborador do Sindhosp); Francisco Balestrin (presidente do Sindhosp); conselheiro Fernando Henrique Vieira; Tacyra Valois, diretora de relações institucionais do Sindhosp

Fernando também enfatizou a importância do investimento em tecnologia: “O nosso próximo governador deveria também investir mais em saúde digital e tecnologia, de forma a criar um sistema de prontuário integrado dentre todos os hospitais que compõem nosso sistema de saúde. Isso melhoraria em muito a logística do sistema e a qualidade assistencial, pois os profissionais de saúde teriam acesso a um prontuário único do paciente, que seria utilizado em todas as instituições por onde esse paciente possa passar”.

O documento “Proposta Saúde São Paulo 2022” será consolidado em breve e disponibilizado no site do Sindhosp.