Coren-SP participa de evento para discutir as atribuições dos enfermeiros e a valorização profissional, em Jacareí

No último dia 13, o Coren-SP participou de um encontro realizado por enfermeiros do município de Jacareí para discutir as atribuições da enfermagem e a valorização profissional. O evento ocorreu na Câmara do município e contou com a presença da conselheira do Coren-SP, Ivany Baptista, e da chefe técnica da subseção de São José dos Campos, Roberta Zloccowick.

Profissionais reunidos na Câmara de Jacareí

Durante o evento, a conselheira Ivany Baptista abordou a luta pelas 30 horas, o piso salarial, as condições de trabalho e a conquista das salas de descompressão. “Nós somos quase 600 mil profissionais atuando ao redor do estado e a representatividade da nossa categoria é de extrema importância para avançarmos com os nossos projetos em prol de melhorias para a boa prática da assistência”, destaca.

Conselheira Ivany Baptista falou sobre algumas conquistas da profissão

Com 32 anos de exercício da enfermagem e recém aposentada, a enfermeira Evanilsa Lucia de Carvalho foi uma das idealizadoras do encontro. Além de participar como representante  de uma comissão, a profissional foi responsável por apresentar aos  vereadores de Jacareí algumas propostas que tratavam das atribuições do enfermeiro e, também, das razões para a valorização das categorias de enfermagem.

“Foi preciso que os enfermeiros se reunissem num movimento, de modo sistemático, para discutir as estratégias e as reivindicações para apresentação. Gostaria de destacar o comprometimento de alguns enfermeiros como o Carlos Alexandre Oliveira, a Ana Paula Lima, a Vanessa Nogueira, a Patrícia, o Edgar Cardoso, entre outros. Todos, de algum modo, contribuíram para a realização deste evento”, declara Evanilsa.

O evento contou com a participação ativa da categoria

A enfermeira ainda destaca a participação do Coren-SP, pois, segundo ela, representa o apoio da categoria na luta pela valorização. “A conselheira Ivany conseguiu produzir um efeito de empoderamento nos profissionais presentes, inclusive naqueles que estiveram ausentes em virtude de outras jornadas de trabalho. A presença valida nossa luta pelo reconhecimento das categorias”.

Evanilsa destacou a importância da atuação do Coren-SP

Para Evanilsa, esse movimento é caracterizado como uma grande evolução em prol dos objetivos comuns para alcançar um novo nível de valorização e reconhecimento.“A partir deste empoderamento o profissional de enfermagem se reconhece merecedor de respeito, valorização e reconhecimento de habilidades e potenciabilidades”, finaliza.

Para a profissional, o movimento é caracterizado como uma grande evolução para a enfermagem

 

Como posso ajudar?