COREN-SP participa de evento da Sobende na Unifesp

O COREN-SP participou, na última quinta-feira (18), do “IV Fórum Nossas Áfricas e Confraternização Sobende (Sociedade Brasileira de Enfermagem Dermatológica)”, realizado na Escola Paulista de Enfermagem, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), na capital.

Na ocasião, o presidente do COREN-SP, Mauro Antonio Pires Dias da Silva, falou sobre a “Importância da Formação Política para a Enfermagem: responsabilidades das instituições de ensino e das entidades da categoria” para alunos, professores e profissionais da instituição.
 


O presidente do COREN-SP, Mauro Antonio Pires Dias da Silva, durante palestra na Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp

Entre outras reflexões pertinentes ao tema, Dias da Silva criticou a falta de formação humanística nos cursos superiores: “Temos pouca formação filosófica, sociológica, política. Nossa formação é basicamente tecnicista. Aprender a técnica é importante, mas só isso não basta”, pontuou. O presidente do COREN-SP também ressaltou o potencial político da Enfermagem: “Temos uma quantidade enorme de profissionais, mas a politização da nossa classe ainda não é suficiente para mudar as coisas”, lamentou.

A palestra foi acompanhada com interesse pelos participantes. “As reflexões levantadas fazem com que a Enfermagem enxergue a ética sob um outro olhar”, disse a enfermeira Rosilene Calixto, primeira-secretária da Sobende.


O evento, promovido pela Sobende, contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre alunos, professores e profissionais da saúde

“Palestras como estas são importantes por apresentarem exemplos claros e concisos que muitas vezes não temos nas aulas de ética”, concluiu a estudante de Enfermagem, Michelle Cardoso Billet. 

Como posso ajudar?