Coren-SP participa de audiência pública sobre SIV em Pernambuco

A conselheira Bruna Busnardo representou o Coren-SP na Audiência Pública da Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais de Enfermagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que ocorreu na última quarta-feira (11) e reuniu especialistas para discutir a aplicabilidade de Suporte Intermediário à Vida (SIV).

A pauta incluiu a resolução que permite aos enfermeiros realizarem atendimentos na ausência de médicos e a liminar judicial que restringe o serviço, comprometendo a agilidade no atendimento à população e limitando a atuação das equipes do SAMU.

A conselheira Bruna Busnardo durante a audiência

“A enfermagem do Samu é o pulmão da saúde. O suporte básico de vida do Samu é tripulado por técnicos e auxiliares de enfermagem, sendo que 87% do Brasil contam com atendimento do Samu. Se por ora não podemos usar o suporte intermediário, nós enfermeiros podemos sim usar o suporte básico, mas com práticas avançadas e salvando vidas”, comentou Bruna.

A audiência foi promovida pela Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais de Enfermagem da Alepe, juntamente com o Cofen e o Coren-PE. Também representaram a enfermagem na audiência o presidente do Cofen, Manoel Nerio; o deputado estadual e presidente do Coren-PE, Gilmar Júnior; e os enfermeiros paulistas e especialistas na área Marisa Malvestio (membro da Câmara técnica de assessoramento da Política Nacional de Urgência do Ministério da Saúde) e Eduardo Fernando de Souza (chefe da ouvidoria geral do Cofen).

Saiba mais:

Como posso ajudar?