Coren-SP participa da Semana de Enfermagem do Hospital Cruz Azul

O Coren-SP foi o convidado de honra da 26ª Semana de Enfermagem do Hospital e Maternidade Cruz Azul, na zona sul da capital. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (11/5) e teve a participação de gestores e profissionais da equipe de enfermagem da tradicional instituição, que foi fundada em 1925 com o objetivo de atender servidores das forças de segurança pública do estado e também civis. O Cruz Azul atualmente conta com cerca de 1.000 profissionais de enfermagem em seu efetivo.

O conselho foi representado pelo seu presidente, James Francisco dos Santos, pelo primeiro-tesoureiro, Gésus Andrade e pelos conselheiros Edna Matias Andrade Souza e Edson José da Luz.

A conselheira Edna Matias; o conselheiro Gésus Andrade; o presidente James Santos; a gerente de enfermagem Ronise; o coordenador de saúde Marcos Roberto Chaves; o superintendente Nelson Guilharducci e o conselheiro Edson Luz

A abertura oficial do evento foi feita pelo coordenador de saúde do hospital, o coronel da Polícia Militar Marcos Roberto Chaves da Silva, que não deixou de mostrar toda sua admiração pelo trabalho que os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem desempenham no Cruz Azul: “Existe uma profissão que não se afastou de ninguém durante a pandemia e essa profissão é a enfermagem. Vocês deram apoio aos pacientes com brilhantismo. Gostaria muito de agradecer, em meu nome e em nome dos pacientes que passaram por aqui, o excelente cuidado prestado por vocês”, pontuou.

O coronel Marcos Roberto durante a abertura oficial

O superintendente do hospital, coronel da Polícia Militar Nelson Guilharducci, lembrou que a pandemia serviu para deixar evidente o ótimo trabalho realizado pela enfermagem desde antes do surgimento do novo coronavírus. “Mesmo antes da pandemia vocês já estavam fazendo a diferença. Basta olharmos nossos indicadores para vermos o trabalho que vocês desenvolviam já antes da pandemia. Venho aqui agradecer todo o empenho da nossa equipe”, destacou.

O coronel Nelson Guilharducci também parabenizou a enfermagem do Cruz Azul

A gerente de enfermagem do hospital, Ronise Vicente, também lembrou o heroísmo de sua equipe, que muitas vezes passa despercebido até mesmo dos próprios profissionais: “Eu aposto que aqui ninguém se enxerga como heróis, mas para nós, vocês são todos heróis”.

Ronise congratulou sua equipe e foi homenageada com flores

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, fez uma breve palestra sobre a necessidade de uma maior politização da categoria para que as lutas por temas como o piso salarial e a jornada de 30 horas sejam mais eficientes. “A enfermagem é especial por se dedicar 24 horas por dia a beira-leito e por fazer a diferença como tem feito há tanto tempo. Dos cerca de 3 milhões de profissionais da área da saúde no Brasil, cerca de 2 milhões são da enfermagem e desses, cerca de 600 mil apenas no estado de São Paulo. Por isso, conclamo a todos os profissionais de enfermagem a votarem a partir de agora em outros profissionais de enfermagem, para que consigamos fazer andar nossos projetos como o piso salarial e as 30 horas, que estão há tanto tempo parados na Câmara e no Senado”.

James prestou suas homenagens aos profissionais de enfermagem e conclamou a uma maior politização da categoria

Como não podia deixar de ser, James também aproveitou o momento para homenagear seus colegas de profissão: “Aqui fica meu muito obrigado a vocês que, ao longo desses meses, se dedicaram de forma intensa ao combate à pandemia. Em momento algum perdemos o brilho, a força, a empatia e o olho no olho com o outro”.

Semana de enfermagem do Hospital Cruz Azul

Após sua fala, James recebeu uma lembrança como agradecimento à sua presença.

O evento ainda contou com uma palestra de Valéria Roberto Martins, líder do setor de qualidade do hospital e com uma apresentação musical de encerramento feita por uma banda formada por profissionais de enfermagem.