Coren-SP participa da programação científica do segundo dia de CBCENF

Neste segundo dia do 26º CBCENF (Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem), em Recife, o Coren-SP teve um dia repleto de participações, principalmente na programação científica do evento.

SOS Chuvas no Rio Grande do Sul

Na parte da manhã, a conselheira Bruna Busnardo secretariou a Sessão Científica “Atuação da Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen nos desastres: experiências exitosas”. Bruna e outros conselheiros do Coren-SP eu participaram da atuação da ERR na crise humanitária causada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul em maio deste ano, tiveram a oportunidade de subir ao palco e receberem os aplausos da plateia e dos representantes do conselho gaúcho, em um momento bastante emocionante para todos. Representantes dos outros Conselhos Regionais de Enfermagem que atuaram na ERR (Coren-SC, Coren-PR, Coren-RJ e Coren-MG) também estavam presentes e subiram ao palco, sendo abraçados pela conselheira Rosane Ciconet, que representou o Coren-RS na atividade.

A conselheira Bruna Busnardo secretariou Sessão Científica sobre a atuação da Equipe de Resposta Rápida do Cofen

Ainda dentro do tema “SOS Chuvas” no estado do Rio Grande do Sul, o presidente do Coren-SP, Sergio Cleto, assim como o corpo de conselheiros envolvidos no auxílio humanitário aos profissionais de enfermagem atingidos pela tragédia no RS, foram homenageados formalmente pelo presidente do Coren-RS, Antônio Ricardo Tolla da Silva, e pelo presidente do Cofen, Manoel Neri.

O presidente do Coren-SP, Sergio Cleto, na foto ao lado do primeiro e segundo-tesoureiros, Luciano Santos e Jordevan Queiroz, recebe homenagem em nome do Coren-SP

Após a homenagem, o presidente do Coren-SP, Sergio Cleto, agradeceu pelo momento e pela oportunidade: “É um orgulho para nós podermos contribuir com a Equipe de Resposta Rápida do Cofen e com nossos irmãos gaúchos neste momento tão delicado que atravessaram, assim como nós também fomos auxiliados pela Equipe de Resposta Rápida em 2023 após fortes chuvas em nosso Litoral Norte. Temos certeza que apenas a união da categoria será essencial para todas as vitórias que iremos conquistar”.

Painéis

Uma sequência de painéis rápidos no piso superior do Centro de Convenções de Pernambuco, também recebeu apresentações de diversos membros da comitiva do Coren-SP, como os conselheiros Márcio Bispo e Márcia Rodrigues que falaram sobre o projeto Ingressa Coren-SP. Vanessa Scarcella falou sobre sua participação na Equipe de Resposta Rápida do Cofen. Luana Bueno Garcia expôs o projeto “Coren-SP Com Você” e Kenny Ramponi falou sobre saúde mental. Os conselheiros Vinícius Batista e Marcelo Conceição e a colaboradora Ivany Baptista também apresentaram trabalhos nos painéis.

Os conselheiros Márcio Bispo e Márcia Rodrigues falaram do projeto Ingressa Coren-SP

Sessões Científicas

A conselheira Luana Bueno Garcia secretariou a Sessão Científica “Marketing Profissional: implicações éticas e legais”, da qual participou também o ex-presidente do Coren-SP e atual primeiro-tesoureiro do Cofen, James Francisco dos Santos.

A conselheira Luana Garcia secretariou mesa sobre Marketing Pessoal

Já a vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri, que é também professora, foi uma das expositoras na Sessão Científica “Perspectivas da formação do modelos na Residências na enfermagem”.

A vice-presidente do Coren-SP falou sobre programas de residência na enfermagem

Lançamento de manual de PICS

Nesta terça-feira também houve o lançamento da edição ampliada e atualizada do Manual de Práticas Integrativas do Coren-SP. O lançamento foi feito pela organizadora da publicação, Talita Pavarini, e teve a presença da colaboradora das Câmaras Técnicas, Wilza Spiri, que é membro da comissão organizadora do 26º CBCENF.

Wilza Spiri e Talita Pavarini durante lançamento do manual

“O SUS reconhece atualmente 29 práticas integrativas e complementares em saúde e os profissionais de enfermagem podem realizar todas as 29. Nosso manual traz informações importantes, inclusive sobre registro de enfermagem das práticas”, colocou Talita.

O manual pode ser obtido gratuitamente neste link.

Como posso ajudar?