Coren-SP participa da abertura do 16º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização
O presidente do Coren-SP, Sergio Cleto, foi um dos integrantes da mesa de abertura oficial do 16º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, promovido pela Sobecc – Associação Brasileira de Enfermeiros em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização.
O evento é o maior dessa especialidade no Brasil, e contou também com a participação de profissionais de outros países como Chile e Estados Unidos.
Além do presidente do Coren-SP e da presidente da Sobecc, a enfermeira Andrea Alfaya Acuña, outras autoridades participaram da mesa de abertura, como João Henrique Campos de Souza, gerente na Anvisa; Ana Lygia Pires Melaragno, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, seção São Paulo (ABEn-SP); Monique Jelks, presidente da Healthcare Sterile Processing Association (EUA); Patricia Gutierrez Alegría, presidente da Presidente Sociedad de Profesionales en Esterilización de Chile; Thaís Guimarães, presidente da Associação Paulista de Enfermagem e Controle de Infecções Hospitalares e Felipe Venturini Signorelli, diretor executivo do Instituto Ética Saúde.
Em sua fala, o presidente do Coren-SP focou na importância do profissional de enfermagem no contexto da sustentabilidade. “Adotar práticas sustentáveis não está somente relacionado à economia de recursos e sim a um comprometimento nosso com as futuras gerações. Ao desenvolver a consciência sobre sustentabilidade, transformamos não somente o ambiente hospitalar como impactaremos a sociedade e todo o meio ambiente. O papel do profissional que atua na Central de Material e Esterilização é fundamental na sustentabilidade dentro do ambiente hospitalar”, colocou Sergio.
A presidente da Sobecc, Andrea Alfaya Acuña, também destacou a importância do profissional de saúde na adoção de práticas sustentáveis. “Como profissionais de saúde, temos um papel fundamental para reverter o que está acontecendo no nosso planeta. Não devemos cuidar apenas de nossos apcientes, mas também de saúde ambiental. Ao adotarmos práticas sustentáveis nós transformamos não só nosso ambiente de trabalho, como também as vidas que tocamos todos os dias”, concluiu Andrea.
Saiba mais