COREN-SP lota o Teatro Coliseu, em Santos, em noite dedicada à Enfermagem

O Teatro Coliseu, em Santos, foi palco na noite desta terça-feira de um grande encontro da Enfermagem da Baixada Santista. O evento, organizado pelo COREN-SP, reuniu mais de 400 profissionais da região, sendo prestigiado pelo deputado estadual Caio França, pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, pelo secretário municipal de Saúde de Santos, Marcos Calvo e pela presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho.

O deputado estadual Caio França, o secretário de Saúde de Santos, Marcos Calvo e a presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho

Destacando o enorme quantitativo de profissionais da Enfermagem no estado, a presidente do COREN-SP pediu que a plateia refletisse sobre a atuação da categoria na construção das políticas públicas. “Somos 450 mil profissionais, sendo 23 mil só na Baixada Santista. Temos que deixar de ser um número. Temos competência, habilidade técnica e atitude para sermos uma Enfermagem mais participativa”, destacou.

O Teatro Coliseu, momentos antes do início da solenidade

A luta dos profissionais de Enfermagem, como a aprovação do PL das 30 horas, foi um dos pontos destacados pelo deputado estadual Caio França. “Podem contar com o meu apoio nesta importantíssima questão e em outras discussões na área da Saúde que tanto afetam o cotidiano de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem”, disse.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, lembrou, durante a solenidade, da recente conquista dos enfermeiros da rede municipal

O prefeito de Santos falou da importância da valorização profissional e lembrou do projeto de lei que foi aprovado pela Câmara dos Vereadores, em fevereiro, elevando o nível salarial do enfermeiros da rede municipal. “É dentro desta filosofia de valorização do profissional que vamos construir um sistema de Saúde com melhores condições de trabalho e atendimento”, pontuou.

O palestrante Gerson Albuquerque destacou a precariedade das condições de trabalho de parte da Enfermagem brasileira

Após a abertura, o palestrante da noite, enfermeiro Gelson Albuquerque, traçou um panorama do SUS e apresentou dados da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). “Temos 27 mil profissionais no país com renda menor do que um salário mínimo e 252 mil com renda total de até R$ 1mil. É muita gente vivendo em subemprego”, lamentou.

Homenagens

A enfermeira Vera Lucia Pereira Franco, que atua no Centro Cirúrgico do Hospital Estadual Guilherme Álvaro, e a auxiliar de Enfermagem Iracema Duarte Souza da Silva, da Unidade Básica de Saúde da Ponta da Praia, foram as profissionais homenageadas pelo COREN-SP. Elas receberam as placas comemorativas das mãos do prefeito Paulo Alexandre Barbosa e da presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho.

A presidente do COREN-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho; a auxiliar de Enfermagem, Iracema Duarte Souza da Silva; o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa e a enfermeira Vera Lucia Pereira Franco

Como posso ajudar?