COREN-SP lança o documentário “Enfermagem: diálogos na primeira classe”

A abertura da Semana de Enfermagem foi marcada pelo lançamento do documentário “Enfermagem: diálogos na primeira classe”, que teve estreia na tarde desta segunda-feira (12), durante sessão que reuniu dezenas de profissionais de enfermagem na sede do COREN-SP Educação, na Capital. Na ocasião, também foi lançado o carimbo postal comemorativo e o selo personalizado que marcam os 40 anos de aniversário do COFEN – Conselho Federal de Enfermagem.

O presidente do COREN-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, duante o lançamento do documentário, no COREN-SP Educação

A estreia do documentário contou com a presença dos quatro profissionais de enfermagem retratados no documentário: a enfermeira obstetra Ivanilde Rocha; a enfermeira intensivista Juliana Brachine; o técnico de enfermagem do SAMU Gilmar da Silva Gomes e a auxiliar de enfermagem Marisa Sanches, que atua no Programa de Saúde da Família de São Bernardo do Campo. “Nossa intenção foi mostrar à sociedade o que significa ser profissional de enfermagem e que existe uma segmentação dentro da categoria, que tem anseios e perspectivas diferentes. Pensamos que uma das formas de unir a categoria é mostrar essas diferentes realidades”, explicou, durante a cerimônia, o presidente do COREN-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva.

Flávia Pacheco Angélico, que dirigiu o documentário, ao lado dos quatro profissionais retratados: Ivanilde, Juliana, Marisa e Gilmar

A diretora do documentário, Flávia Pacheco Angélico, destacou a emoção de retratar a rotina do profissional de enfermagem. “Fiquei muito sensibilizada com a realidade que encontrei. Nosso objetivo foi dar voz à classe. Encontrei pessoas muito corajosas. Mulheres guerreiras, líderes, heróis e heroínas. Espero que a categoria se reconheça nessas imagens e falas”, disse, agradecendo a oportunidade.

Como posso ajudar?