Coren-SP lamenta falecimento da enfermeira Barbara Braden
O Coren-SP lamenta o falecimento da enfermeira e pesquisadora norte-americana Barbara Braden, responsável pelo desenvolvimento de um dos métodos de avaliação e prevenção mais valorosos e revolucionários para o aprimoramento do exercício das atividades de enfermagem no mundo inteiro.
A Escala de Branden impactou a assistência mundial criando padrões da avaliação do risco casos de úlcera por pressão e, consequentemente, contribuindo para a redução de eventos adversos nas instituições de saúde.
Formada em 1966, por meio de uma bolsa de excelência na Escola de Enfermagem de Creighton University, Barbara Braden se destacava pelo desempenho elevado ainda como graduanda.
Durante o início de seu trabalho com feridas e úlceras de pressão, em um hospital do estado de Utah, Barbara percebeu a alta de casos de lesões por pressão na instituição e decidiu buscar meios de reduzir a incidência de lesões por pressão nos pacientes de longa permanência.
A partir desse entendimento, Dra. Braden se uniu com a professora de enfermagem da Universidade de Utah, Nancy Bergstrom, para darem início à produção da pesquisa direcionada à criação de ferramentas que auxiliassem os profissionais a manter a segurança dos pacientes locais.
Com a finalização e aplicação bem-sucedida das práticas desenvolvidas na pesquisa no hospital em que Barbara trabalhava, a implementação dos procedimentos foi rapidamente difundida nas mais diversas instituições de saúde ao redor dos Estados Unidos e do mundo.
A universidade responsável pela formação da Dra. Braden classifica a atuação da enfermeira como fundamental para a garantia da realização correta das atividades atribuídas às equipes de saúde. “Hoje, é comumente reconhecido que a prevenção de úlceras de pressão é uma estratégia significativa para reduzir custos e sofrimento por meio da prevenção. A carreira ao longo da vida da Dra. Braden testando e medindo o sucesso de sua ferramenta pioneira – agora conhecida mundialmente como a Escala de Braden – tornou-se uma medida chave de cuidados de qualidade em ambientes hospitalares e de cuidados de longo prazo.”
A contribuição da Dra. Braden possui extenso reconhecimento, passando por premiações nas Universidades do Texas, Duke e São Francisco, além de reconhecimentos internacionais, como no Canadá, Japão e Cingapura.
O legado de Barbara Braden certamente continuará proporcionando cuidados humanizados por todo mundo.