COREN-SP homenageia Comissão de Ética do Hospital das Clínicas

O COREN-SP prestou homenagem ao Hospital das Clínicas, da USP, quarta-feira (4/9), pelo pioneirismo na formação da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE). Na ocasião, o presidente da autarquia, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, entregou uma placa comemorativa à enfermeira Walquíria de Figueiredo, presidente da comissão. A CEE do Hospital das Clínicas é uma das mais antigas do Estado e um exemplo a ser seguido por outros grandes hospitais.

O presidente do COREN-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, destacou o importante papel das CEEs

Antes da entrega da placa, Dias da Silva falou sobre o trabalho, os objetivos e as atribuições do COREN-SP para os cerca de 40 profissionais de Enfermagem presentes no auditório do Instituto Central do HC. “As Comissões de Ética de Enfermagem têm propósito educacional e preventivo. A maioria dos erros que ocorrem no atendimento ao paciente é processual, ou seja, erros cuja origem está além da atuação do profissional de Enfermagem, e se encontra no próprio processo utilizado no cuidado a esse paciente”, destacou o presidente do COREN-SP.

O presidente do COREN-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, a presidente da CEE do HC,   Walquíria de Figueiredo e a enfermeira Rosa Makie Ishii

Para a enfermeira Walquíria, cabe as CEEs o papel de aprimorar as relações internas da instituição. “As Comissões de Ética de Enfermagem são um norte para os profissionais. Elas não devem ser apenas uma fonte de esclarecimento, mas também algo que saiba ouvi-los e direcioná-los para o melhor desempenho de suas funções”, analisou.

A CEE do Hospital das Clínicas é uma das mais antigas do Estado

A Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo foi fundada em 29 de agosto de 1997 e desde então é um fator decisivo na melhoria e no aperfeiçoamento do atendimento em Enfermagem da instituição.

Como posso ajudar?