Coren-SP fiscaliza atenção básica em Ubarana e Mendonça

O Coren-SP realiza fiscalizações em instituições de saúde em todo o estado. Muitas dessas fiscalizações são feitas no âmbito do NAAF – Núcleo de Atividade de Acompanhamento de Fiscalização, no qual conselheiros da autarquia acompanham os fiscais nas ações.

Na última quinta-feira (12/5), a conselheira Vanessa Scarcella foi até o município de Adolfo, numa visita de aproximação aos profissionais de enfermagem do Centro de Saúde. Vanessa aproveitou para fazer contato com o prefeito da cidade, Izael Antônio Fernandes, e com a primeira dama, Joana Prado, que é técnica de enfermagem. “O apoio deles será fundamental em negociações futuras com a Comissão de Relações Institucionais do Coren-SP em busca das 30 horas para os profissionais da rede municipal”, colocou Vanessa.

A conselheira Vanessa Scarcella (à direita), no Centro de Saúde de Adolfo


No dia seguinte, (13/5), a conselheira Vanessa acompanhou a fiscal Ana Eliza Okamura Lima em inspeção na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria de Oliveira Palma, na cidade de Ubarana, e também na Estratégia Saúde da Família (ESF) Benedicta do Carmo Oliveira, no município vizinho, Mendonça.

Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria de Oliveira Palma, de Ubarana recebeu fiscalização do Coren-SP

Na ocasião, as representantes do Coren-SP percorreram todas as alas das unidades, verificando minuciosamente todo o fluxo assistencial de enfermagem. Elas também verificaram a documentação e os alvarás das unidades, assim como o dimensionamento de pessoal de enfermagem.

ESF Benedita do Carmo Oliveira, município de Mendonça

Em Mendonça, a conselheira conheceu um mapa da cidade criado pelas profissionais da ESF para facilitar o atendimento às famílias. “Trata-se de um mapa rico em detalhes e tem uma linda história de dedicação em sua criação. Enfermagem e engenheiros, juntos, desenvolveram este painel”, elogiou a conselheira.

A conselheira Vanessa Scarcella (à direita) em frente ao mapa criado pela enfermagem em parceria com engenheiros