Coren-SP fiscaliza assistência à Covid-19 no Hospital Regional de Presidente Prudente

Além das instituições de saúde da capital e da grande São Paulo, onde vêm sendo registrados os maiores números de casos de Covid-19, o Coren-SP também tem fiscalizado de forma intensiva a atuação da enfermagem nos hospitais do interior do estado durante a pandemia provocada pelo Novo Coronavírus.

Nesta quinta-feira (30/4) o conselho esteve no Hospital Regional de Presidente Prudente, uma unidade de grande porte com 56 leitos de UTI, 1.007 profissionais de enfermagem e que é referência para os 45 municípios da região.

A chefe técnica Juliana Gouvêa e as fiscais Regina Furtado e Ana Cristina Andrade com profissionais de enfermagem do Hospital Regional de Presidente Prudente

A inspeção no Hospital Regional foi feita pela chefe técnica da subseção de Presidente Prudente do Coren-SP, Juliana Gouvêa, e pelas fiscais Regina Furtado e Ana Cristina Andrade.

“Verificamos se há cumprimento ao plano de contingência à Covid-19. Também fiscalizamos todo o fluxo de atendimento a suspeitos de infecção pelo Novo Coronavírus, desde a chegada ao hospital, na recepção, até uma eventual internação na UTI. Além disso, conversamos com os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que prestam essa assistência específica para analisarmos o uso correto dos EPIs obrigatórios”, detalhou a chefe técnica Juliana.

A fiscalização do Coren-SP foi recebida no Hospital Regional pela gerente de enfermagem e RT da unidade, a enfermeira Rosinês de Jesus Neves Oliveira, que elogiou a atuação do conselho durante a pandemia. “A presença do conselho aqui nos dá segurança e a certeza de que estamos no caminho certo. Eu diria que nos sentimos apoiados”, destacou a RT.

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs.

Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 23/3 e 24/4, foram realizados 9.913 atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Desde o dia 23/3, quando os atendimentos online começaram, já foram realizados:

9.913 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus

1.555 atendimentos da Ouvidoria