Coren-SP fiscaliza assistência à Covid-19 em Tatuí e Regente Feijó
O Coren-SP segue intensificando suas fiscalizações em hospitais e unidades de saúde que estão recebendo pacientes de Covid-19 durante a pandemia. As inspeções realizadas pelo conselho com foco na assistência à Covid-19 visam avaliar o fluxo de atendimento, assim como a disponibilidade e a correta utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pela equipe de enfermagem.
Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP prossegue com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.
Nesta quinta-feira, 4/6, fiscais da subseção de Itapetininga inspecionaram o fluxo de atendimento à Covid-19 e a utilização de EPIs por parte da equipe de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. A vistoria foi feita pela fiscal Priscila Segatto e pela chefe técnica da subseção de Itapetininga, Gláucia Almeida.
Gláucia explicou que a fiscalização busca apoiar as equipes de enfermagem das unidades vistoriadas. “A fiscalização com foco na pandemia está sendo muito importante, pois além de verificar as condições da assistência à saúde, há vasta orientação e apoio da equipe de fiscalização, fortalecendo o vínculo dos profissionais com o conselho”, frisou.
A enfermeira Sueli Aparecida Silva Nunes é a Responsável Técnica (RT) pelo serviço de enfermagem da Santa Casa. Ela elogiou a atuação do conselho neste momento tão delicado de pandemia. “A meu ver foi muito importante a fiscalização principalmente neste momento tão difícil que estamos enfrentando que é a pandemia. Dessa forma consigo ter um respaldo sobre o desenvolvimento do nosso trabalho”, destaca a profissional.
Já na última sexta-feira (5/6), a fiscal Regina Rabelo, da subseção de Presidente Prudente, vistoriou o Hospital e Maternidade de Regente Feijó. Lá, ela conversou com membros da equipe de enfermagem, orientando-os sobre a utilização de EPIs. Regina também verificou o plano de contingência à Covid-19 na unidade.
“Nosso objetivo é garantir condições adequadas de trabalho por meio de treinamento e disponibilização de EPIs aos profissionais de enfermagem, quando é o caso”, diz Regina, referindo-se às 8.800 máscaras que o Coren-SP vem distribuindo em instituições de saúde públicas de todo o estado.
Além do Hospital e Maternidade, outras unidades de saúde de Regente Feijó também foram fiscalizadas pelo Coren-SP na última sexta-feira (5/6).
O Estratégia de Saúde da Família (ESF) Central de Regente Feijó recebeu a vistoria da fiscal Ana Cristina Andrade. Ela conversou com os profissionais de enfermagem da unidade para conhecer o fluxo de atendimento à Covid-19 utilizado por eles. A fiscal também se atualizou sobre a disponibilidade e utilização de EPIs pela equipe de enfermagem da ESF.
“O trabalho da fiscalização neste momento de pandemia enfatiza as orientações sobre ao uso correto de EPIs, treinamentos de paramentação e desparamentação, verifica quanto à disponibilidade dos EPIs às equipes, demonstrando o cuidado do órgão fiscalizador aos profissionais de enfermagem”, explica Ana Cristina.
As outras unidades que foram fiscalizadas em Regente Feijó na última sexta-feira (5/6) foram a ESF Helena Godoy, vistoriada pela fiscal Regina Rabelo; e a ESF Vila Assunção, que recebeu a fiscal Ana Cristina Andrade.
Atendimento aos profissionais de enfermagem
Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 26/5, foram realizados mais de 17 mil atendimentos. Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.
Confira as ações em números:
17.669 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.
1.534 inspeções.
1.838 atendimentos da Ouvidoria.
1.564 atendimentos do Fale Conosco.
990 levantamentos situacionais de risco na assistência de enfermagem.