Coren-SP fiscaliza assistência à Covid-19 em Tarabaí, Guaratinguetá, Presidente Prudente, Rinópolis, São Sebastião e Iacri

Atento à crise de saúde pública provocada pela pandemia da Covid-19, o Coren-SP tem focado seu trabalho de fiscalização no apoio aos profissionais que estão na linha de frente do atendimento à doença. As inspeções realizadas pelo conselho visam avaliar o fluxo de atendimento aos pacientes com Covid-19, assim como a disponibilidade e a correta utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pela equipe de enfermagem. Com isso, o Coren-SP espera que a segurança dos pacientes e dos profissionais e a qualidade da assistência prestada sejam garantidas. 

Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP prossegue com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho. 

A fiscalização esteve em Tarabaí nesta quarta-feira, município da região de Presidente Prudente

Nesta quarta-feira (27/5), as fiscais Ana Cristina Paiva e Regina Rabelo estiveram em Tarabaí, município da região de Presidente Prudente. Lá, elas inspecionaram o fluxo de atendimento à Covid-19 e a correta utilização de EPIs na UBS II e a ESF I do município. 

PA COHAB, em Presidente Prudente

Ainda na quarta-feira, Ana Cristina e Regina fiscalizaram o Pronto Atendimento COHAB, em Presidente Prudente. 

Santa Casa de Guaratinguetá

Também no dia 27/5, a fiscal Vanda Cruz verificou o fluxo de assistência e a utilização de EPIs pela enfermagem na Santa Casa de Misericórdia de Guaratinguetá. 

Hospital São Paulo de Rinópolis

Já nesta quinta-feira (28/5), a chefe técnica da subseção de Presidente Prudente, Juliana Gouvêa, e a fiscal Ana Cristina Paiva inspecionaram o Hospital São Paulo de Rinópolis. 

Centro de Saúde de Rinópolis

Depois, Ana Cristina prosseguiu para o Centro de Saúde de Rinópolis, verificando o plano de contingência à Covid-19 e a utilização de EPIs pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da unidade. 

PA de Boiçucanga

Nesta quinta-feira, a chefe técnica da subseção de São José dos Campos, Roberta Alcântara, e a fiscal Maria Carolina Furtado inspecionaram a assistência à Covid-19 no PA de Boiçucanga, em São Sebastião. 

PA de Iacri

Na cidade de Iacri, a chefe técnica da subseção de Presidente Prudente, Juliana Gouvêa e a fiscal Ana Cristina Paiva fiscalizaram o Pronto Atendimento municipal, enquanto a fiscal Regina Rabelo foi ao Centro de Saúde de Iacri, para verificar se o plano de contingência à Covid-19 estava sendo cumprido e se os EPIs estavam sendo corretamente utilizados. 

Centro de Saúde de Iacri

Atendimento aos profissionais de enfermagem

As fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 18/5, foram realizados mais de 16 mil atendimentos. Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números: 

16.130 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

1.115 inspeções.

1.800 atendimentos da Ouvidoria.

1.408 atendimentos do Fale Conosco.

568 levantamentos situacionais de risco na assistência de enfermagem.