COREN-SP encerra Semana de Enfermagem com ação na Av. Paulista

Com o objetivo de homenagear todos os profissionais de enfermagem e mostrar à população a importância da profissão, o COREN-SP fará uma ação na região da avenida Paulista.

Nesta sexta-feira, dia 20, a partir das 12 horas duas atrizes vestidas com os trajes de Florence Nightingale (precursora da Enfermagem no mundo) e de uma irmã de caridade irão percorrer um trecho da Av. Paulista, iniciando no vão livre do MASP até a rua Maestro Cardim, onde estão localizados alguns hospitais da cidade e o próprio Conselho Regional.

O objetivo desta ação é homenagear os profissionais, pela passagem da Semana de Enfermagem, e ressaltar para a população a importância do trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem no sistema de saúde. “Ainda que os avanços tecnológicos, a automatização de equipamentos, a existência de novos medicamentos sejam importantes para a saúde da população, a dimensão humana e a ciência do cuidar representada pelos profissionais de enfermagem nunca deixará de estar presente, afinal são esses profissionais que acompanham os pacientes em 100% do tempo”, afirma Cláudio Alves Porto, presidente do COREN-SP.

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP) promoveu de 7 a 20 de maio a Semana da Enferma com o tema “Boas Práticas: com ciência e arte”, com foco no desenvolvimento e disseminação do conhecimento e melhores práticas de gestão, visando a assistência de Enfermagem eficaz à população. Mais de 30 palestras gratuitas foram promovidas para os profissionais de Enfermagem, além do lançamento do livro de Gestão em Enfermagem e da cartilha Boas Práticas – Cálculo e Diluição de Medicamentos, distribuídos gratuitamente a todos os profissionais de enfermagem inscritos no COREN-SP.

Quem foi Florence Nightingale

Na época, o papel de enfermeira era exercido por mulheres ajudantes em hospitais, sem nenhum tipo de especialização no cuidar. Preocupada com as condições de tratamento aos mais pobres e indigentes, ela rompeu com a família, e dedicou-se ao cuidar. Ao visitar, um hospital dirigido por uma ordem de freiras católicas na Alemanha, Florence Nightingale (1820-1910), considerada a pioneira da Enfermagem mundial, entrou para a História com o apelido de “A dama da lâmpada”, pelo fato de servir-se deste instrumento para auxiliar na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite.

Por isso, durante o percurso, a modelo vestida como Florence Nightingale seguirá depois da modelo vestida como Irmã de Caridade, cuja roupa está inspirada no modelo usado pelas irmãs da Companhia das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo, de 1937.

Paixão por Cuidar nas mídias sociais

Lançada no dia 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, a campanha Paixão por Cuidar mostra no site www.paixaoporcuidar.com.br como a Enfermagem está presente na vida e na memória de diversas famílias e como estes profissionais atuam com profissionalismo, ciência e humanidade. A campanha abre espaço para depoimentos em vídeo, de até 1 minuto, onde a população poderá contar alguma experiência que tenha presenciado ou vivido com algum familiar na condição de paciente, ou os profissionais poderão contar algum desafio do seu dia-a-dia.

Com este movimento apoiado pelo COREN-SP, se espera não só transmitir a paixão por cuidar destes profissionais, e os sentimentos da população atendida pela Enfermagem, mas também registrar o conhecimento técnico e científico para exercer uma função tão vital e as boas práticas para melhor atender pacientes, estudantes e profissionais da área por meio das redes sociais.

Semana da Enfermagem: Boas Práticas com ciência e arte
Ponto de partida: dia 20/05 – às 12 horas, no vão livre do MASP
Percurso: Vão Livre do MASP (avenida Paulista, 1578); Alameda Santos; Alameda Joaquim Eugênio de Lima; Avenida Paulista, 200; Rua Desembargador Eliseu Guilherme; Rua Treze de Maio e rua Maestro Cardim.

Mais informações para a Imprensa com Marcus Vinícius Bonfim, telefone (11) 3225-6385 ou pelo e-mail marcusv@coren-sp.gov.br.