Coren-SP empossa três novas Comissões de Ética de Enfermagem

Na última quarta-feira (16/12), três comissões de ética de enfermagem (CEE) foram empossadas pelo Coren-SP, sendo elas da Casa de Saúde Santa Marcelina, Hospital São Camilo (Ipiranga) e o Centro Integral de Atenção a Saúde de Santa Rita. A solenidade ocorreu de forma remota, obedecendo todas as medidas de segurança preconizadas para a prevenção do novo coronavírus, e foi conduzida pelos conselheiros Demerson Bussoni, coordenador das CEEs do Coren-SP, e Gergézio Andrade.

Posse foi realizada na modalidade online

Demerson fez uma breve apresentação sobre ética, citou as obrigações que são de responsabilidade da comissão e explicou sua importância dentro da instituição. “A CEE não é uma delegacia na instituição, não temos a função punitiva. Sua missão é ser educativa, consultiva, conciliadora, trabalhar com orientação, vigilância, avaliação e encaminhamento”, descreveu. Ele ainda explicou que a comissão trabalha junto com outras áreas como o RH e a educação permanente/continuada e tem como obrigatoriedade auxiliar na educação. “É sempre melhor trabalhar educando ao invés de punindo”, comentou.

Comissão de Ética do Hospital São Camilo foi empossada durante a solenidade

Já o conselheiro Gergézio Andrade, parabenizou os novos integrantes pela disposição em construir melhorias em prol da enfermagem. “O trabalho é árduo, mas compensa principalmente, porque vocês vão trabalhar  para os colegas que atuam nas unidades de saúde, orientando-os. Será recompensador para o crescimento profissional de todos vocês. Parabéns”, disse. 

A gestão 2018-2020 empossou 316 novas Comissões de Ética de Enfermagem e 2.439 integrantes em todo o Estado. 

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) são formadas por profissionais das próprias instituições de saúde. Sua função é atuar em prol, da segurança do paciente e a prevenção de condutas que possam representar riscos à assistência. 

Embora sejam vinculadas ao Coren-SP, as comissões são autônomas em assuntos relacionados a condutas de caráter ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem. Elas são definidas por meio de eleição direta ou por designação, obedecendo  critérios específicos da resolução do Cofen nº 593/2018.