Coren-SP empossa oito novas Comissões de Ética de Enfermagem

A coordenadoria das Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) do Coren-SP realizou a posse de novas CEEs nos dias 3 e 4/8, quarta e quinta-feira.

No dia 3/8, as conselheiras Jane Bezerra e Ivete Trotti foram a Santos, onde realizaram presencialmente a posses das CEEs do Ambulatório de Especialidades Nelson Teixeira (Ambesp) e da Santa Casa de Santos.

Santa Casa de Santos

O evento contou com uma palestra do presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, que falou sobre aspectos éticos e legais do exercício da profissão, assim como a importância de se realizar corretamente o registro e as anotações de enfermagem durante a assistência.

Ambesp, Santos


Além de James, Jane e Ivete, o conselheiro Wagner Batista também prestigiou a posse.

No dia seguinte, Jane e Ivete deram posse a seis outras instituições, desta vez em uma cerimônia realizada remotamente por videoconferência. Às 14 horas, foram empossadas as CEEs das seguintes instituições: Hospital Luzia Pinha Melo (Mogi das Cruzes); Instituto do Câncer (capital) e São Joaquim Hospital e Maternidade (Franca). Às 15 horas, foram empossadas as Comissões de Ética de Enfermagem das seguintes unidades: Hospital São Paulo (capital); Hospital Dia Rede Hora Certa (Penha); Complexo Hospitalar Prefeito Edvaldo Orsi (Campinas).

Comissão de Ética de Enfermagem do Complexo Hospitalar Prefeito Edvaldo Orsi, Campinas

Profissional da CEE do Complexo Hospitalar Prefeito Edvaldo Orsi, de Campinas

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As Comissões de Ética de Enfermagem são formadas por profissionais de enfermagem eleitos dentro das instituições de saúde. Sua função é ser um elo de ligação entre o Coren-SP e aquela instituição, zelando pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais dentro da unidade.

A atuação de uma CEE é autônoma. O Coren-SP dá posse à CEE e a assessora, mas os próprios profissionais de enfermagem das instituições fazem sua comissão eleitoral e elegem seus representantes. Ivete lista os critérios para integrar uma Comissão de Ética: “São enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que devem estar em dia com o conselho e não podem ter sofrido processos éticos, pois depois de eleitos eles exercerão essa função de forma autônoma”, orienta Ivete Trotti.

Para apoiar as CEEs, o Coren-SP lançou o Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, que contém informações de grande importância para os membros das CEEs em nosso estado, com orientações e a legislação que rege a enfermagem. A versão em PDF do manual está disponível de forma gratuita no site do Coren-SP.

Veja também