Coren-SP empossa novas Comissões de Ética de Enfermagem

Em continuidade ao trabalho de expansão e de fortalecimento das Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) em todo o estado de São Paulo, o Coren-SP prossegue realizando cerimônias de posse de novas CEEs.

Recentemente, essas cerimônias voltaram a ser realizadas virtualmente, por conta do agravamento da pandemia de Covid-19.

No dia 17/1, segunda-feira, as conselheiras Ivete Trotti e Jane Bezerra, da Coordenadoria de Comissões de Ética de Enfermagem do Coren-SP, conduziram a posse das CEEs das seguintes instituições de saúde, às 14h: Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba; Santa Casa de Misericórdia de Angatuba; Hospital de Amor de Barretos. Às 15h, foram empossadas as CEEs da Unimed de Guarulhos; Hospital Dr. Mário Gatti (Campinas) e UPA Campo Limpo (capital).

Posse de CEEs realizadas no dia 17/1 às 14 horas
Posse de Cees realizada no dia 17/1 às 15 horas

No dia 19/1, quarta-feira, foram empossadas as CEEs às 14h: Hospital Sírio-Libanês da Bela Vista (capital); da Prevent Sênior/Hospital Sancta Maggiore da Liberdade (capital) e do Hospital das Clínicas da Unicamp. Às 15h, tomaram posse as novas Comissões de Ética de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Caconde; da clínica Unicardio e da Associação Hospitalar de Santana (capital).

Posse de CEEs realizada no dia 19/1 às 14 horas

Santa Casa de Caconde
Santa Casa de Caconde

Na quinta-feira, dia 27/1, às 14h, as conselheiras Ivete e Jane conduzira a cerimônia de posse das novas CEEs do Instituto Beneficente de Medicina Integrada do Guarujá; do Hospital Municipal de Urgência de Guarulhos e do Hospital Paulo Sacramento (Jundiaí). No horário das 15h, tomaram posse as comissões da Supervisão Técnica de Saúde do Ipiranga (capital); do PA Alto da Ponte (São José dos Campos) e do Hospital das Clínicas Sul “Dr. Ivan Teixeira” (São José dos Campos).

PA Alto da Ponte, São José dos Campos
Posse de CEEs realizada no dia 27/1 às 14 horas
Posse de CEEs realizada no dia 27/1 às 15 horas

Para finalizar essa série de cerimônias de posse de novas CEEs, no dia 31/1, segunda-feira, às 14h foram instaladas as Comissões de Ética de Enfermagem da Real Sociedade Portuguesa de Campinas; do Hospital Beneficência Portuguesa, unidade Paulista (capital); da Santa Casa de Misericórdia de Guariba. Na sessão das 15h, foram diplomadas as CEEs do Hospital do Rim e Hipertensão (capital); do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, unidade Vergueiro (capital) e da Fungota – Fundação Municipal Irene Siqueira Alves – Vovó Mocinha e Maternidade Gota de Leite (Araraquara).

Posse do dia 31/1 às 14 horas
Membros da equipe de enfermagem da Santa Casa de Guariba, cuja CEE foi empossada no dia 31/1

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As Comissões de Ética de Enfermagem são formadas por profissionais de enfermagem eleitos dentro das instituições de saúde. Sua função é ser um elo de ligação entre o Coren-SP e aquela instituição, zelando pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais dentro da unidade.

A atuação de uma CEE é autônoma. O Coren-SP dá posse à CEE e a assessora, mas os próprios profissionais de enfermagem das instituições fazem sua comissão eleitoral e elegem seus representantes. Ivete lista os critérios para integrar uma Comissão de Ética: “São enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que devem estar em dia com o conselho e não podem ter sofrido processos éticos, pois depois de eleitos eles exercerão essa função de forma autônoma”, orienta Ivete Trotti.

Para apoiar as CEEs, o Coren-SP lançou o Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, que contém informações de grande importância para os membros das CEEs em nosso estado, com orientações e a legislação que rege a enfermagem. A versão em PDF do manual está disponível de forma gratuita no site do Coren-SP.