Coren-SP empossa novas Comissões de Ética

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo empossou, no dia 1/11, quatro novas Comissões de Ética de Enfermagem, com o objetivo de fortalecer o elo com as equipes de enfermagem das instituições de saúde.

Durante a cerimônia de posse, o presidente do Coren-SP, James Francisco, entregou os certificados aos novos integrantes das comissões da AMA Engenheiro Goulart José Pires; Residencial Lírios da Paz; Hospital Dia Rede Hora Cidade Ademar; Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – Octavio Frias de Oliveira; e a Unidade de Pronto Atendimento Mooca III Dom Paulo Evaristo Arns.

A conselheira Ivete Trotti levou aos presentes dilemas éticos ocorridos durante a jornada de trabalho na enfermagem

Ivete Trotti, conselheira do Coren-SP e coordenadora das CEEs, durante sua palestra expôs a importância das Comissões de Ética de Enfermagem. De acordo com a conselheira, o grupo, composto pelos profissionais residentes dos próprios hospitais, possui caráter conciliatório e trabalha com o objetivo de acolher e orientar o profissional nos dilemas diários da profissão. Segundo ela, a instalação de núcleos de Comissão de Ética dentro da instituição assegura o sentimento de valorização dos profissionais, além de estimular a união da equipe. “Boa parte da enfermagem trabalha, como nós, comprometida e focada no exercício da profissão dentro das regulações”, completa.

Na palestra, Ivete ainda esclareceu que, apesar do caráter conciliatório, as comissões possuem o dever de estar atualizadas quanto às leis do exercício profissional, bem como às penalidades em caso de descumprimento.

Coordenadores Técnicos e enfermeiros estiveram na atividade para recebimento do certificado de membro de CEE

Ao final da atividade, o Responsável Técnico Samuel Pereira, do Hospital Dia Rede Hora Cidade Ademar, comentou a relevância da relação entre instituições e Coren-SP. “É de suma importância formar uma equipe que tenha acesso e ligação com o Coren-SP. Geralmente, as pessoas pensam que apenas o RT terá contato com o Conselho, porém a equipe toda terá esse acesso. A Comissão de Ética fará essa intermediação, não só de uma pessoa, mas de toda a equipe.”