Coren-SP empossa nova CEE do Hospital São José

Tomou posse, na tarde desta sexta-feira (5), a nova Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital São José. A unidade, referência em oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia, integra a rede do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. A cerimônia foi conduzida pelo conselheiro Paulo Cobellis e contou, ainda, com a participação da conselheira Lourdes Maria Koeppl.

Antes da posse, o professor e conselheiro Paulo Cobellis abordou os diferentes aspectos da atuação da CEE

O professor Cobellis detalhou o papel da CEE, a atuação de seus membros dentro da instituição, a importância de conhecer a legislação do exercício profissional e acompanhar as resoluções publicadas. Lembrou que a CEE tem caráter educativo, consultivo, conciliador e fiscalizatório. “A Comissão de Ética é uma célula do Coren-SP dentro da instituição.  Ela tem a missão de zelar pelo exercício ético da Enfermagem, garantindo a prestação do cuidado com qualidade. Mas ela também protege o profissional, uma vez que sua função não é punir e sim esclarecer os fatos”, pontuou.

O novo presidente da CEE do Hospital São José, Demerson Bussoni; a gerente de Enfermagem da instituição, Suely Goto e os conselheiros Paulo Cobellis e Lourdes Koeppl

A gerente de Enfermagem do Hospital São José, enfermeira Suely Goto, destacou a importância da CEE. “É fundamental que toda instituição, e principalmente a área de Enfermagem, tenha conhecimento da existência e do verdadeiro papel da comissão de ética. Como ressaltou o professor Cobellis, é preciso retirar essa imagem punitiva da comissão”, reforçou.

Os conselheiros e os membros da nova CEE do Hospital São José

O novo presidente da CEE do Hospital São José, enfermeiro Demerson Gabriel Bussoni, que é conselheiro titular do Coren-SP, agradeceu o apoio da autarquia. “Temos tudo para conduzir o dia a dia da comissão com todo o suporte do Coren-SP. Eu tenho aprendido muito com o professor Paulo Cobellis”, revelou. “Ética não se aprende em livros. Ética se aprende nos exemplos Como educador, eu fico feliz em poder multiplicar os meus conhecimentos éticos”, finalizou Cobellis.

 

Como posso ajudar?