Coren-SP empossa duas Comissões de Ética de Enfermagem na capital
A Coordenaria das Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) do Coren-SP tem trabalhado continuamente para expandir a quantidade de CEEs atuantes no estado de São Paulo, conforme determina a Resolução Cofen nº 593/2018.
Na última quarta-feira (15), as conselheiras Ivete Trotti e Jane Bezerra, respectivamente coordenadora e secretária das Comissões de Ética de Enfermagem do Coren-SP, e a colaboradora Márcia Brito, conduziram as cerimônias de posse de mais duas CEEs na capital.
Às 8h da manhã, as três representantes do Coren-SP estiveram no Hospital Leforte da Liberdade, onde empossaram a nova CEE da instituição.
Já às 11h, elas foram ao Hospital e Maternidade Metropolitano, no bairro da Vila Romana, onde também deram posse à CEE da instituição, estabelecendo mais uma Comissão de Ética de Enfermagem ligada ao Coren-SP.
Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem
As Comissões de Ética de Enfermagem são formadas por profissionais de enfermagem eleitos dentro das instituições de saúde. Sua função é ser um elo de ligação entre o Coren-SP e aquela instituição, zelando pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais dentro da unidade.
A atuação de uma CEE é autônoma. O Coren-SP dá posse à CEE e a assessora, mas os próprios profissionais de enfermagem das instituições fazem sua comissão eleitoral e elegem seus representantes. Ivete lista os critérios para integrar uma Comissão de Ética: “São enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que devem estar em dia com o conselho e não podem ter sofrido processos éticos, pois depois de eleitos eles exercerão essa função de forma autônoma”, orienta Ivete Trotti.
Para apoiar as CEEs, o Coren-SP lançou o Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, que contém informações de grande importância para os membros das CEEs em nosso estado, com orientações e a legislação que rege a enfermagem. A versão em PDF do manual está disponível de forma gratuita no site do Coren-SP.
Saiba mais